O uso indevido e excessivo de antibióticos – que leva países de baixa e média renda ao problema de infecções resistentes a antibióticos – motivou o Hospital Universitário Cajuru de Curitiba a investir em um estudo que rendeu para a instituição uma economia milionária em seus custos e ainda, aumentou a eficiência do tratamento dos pacientes.
LEIA+ Lotérica pé-quente de Curitiba faz dois ganhadores da quina na Mega da Virada
Para diminuir a incidência destas bactérias e tornar a gestão hospitalar mais sustentável, o Hospital Cajuru iniciou em 2016 um programa de consultoria, chamado de stewardship, em que foi desenvolvido um aplicativo de suporte para tomada de decisões e instituição de protocolos de uso racional de antibióticos, com foco em farmácia clínica a partir de estudos observacionais e análises estatísticas.
LEIA AINDA Quer benzer seu veículo? Aproveite! Bênção dos Capuchinhos acontece nesta sexta-feira
A implementação do programa permitiu ao hospital uma economia de cerca de R$ 3,2 milhões em suas duas primeiras etapas. Atualmente, são cerca de R$ 500 mil em redução de custos por ano. A meta, segundo os líderes do projeto, é não somente diminuir gastos, mas oferecer um tratamento mais eficaz para o paciente.
Leia a matéria completa com os resultados obtidos pelo Hospital Cajuru no Blog Paraná S/A.