A Secretaria Municipal de Educação emitiu uma nota no fim da tarde desta segunda-feira (07) informando que haverá aulas normais nas escolas da rede municipal de ensino de Curitiba.
A Secretaria Municipal de Educação, no entanto, informou que o sindicato mobilizou 45% escolas das 185 unidades escolares para aderir à greve nesta terça. A paralisação foi considerada ilegal pelos desembargadores Marcelo Wallbach Silva e Luiz Mateus de Lima. “Não podemos cancelar alimentação nem transporte dos estudantes. Com isso temos a obrigação de avisar a população que o direito dos estudantes à educação está garantido e temos que evitar ao máximo a desinformação”, informou a secretaria.
LEIA TAMBÉM:
>> Alerta amarelo: tempestade pode atingir Curitiba ainda nesta segunda
>> Carreta invade pista contrária e quase provoca tragédia em Campo Largo
A decisão estabelece ainda que 100% dos profissionais do magistério deverão cumprir as suas atividades normalmente, em todas as unidades escolares do Município.
Além disso, fica proibida a prática de atos que cerceiem o direito de acesso dos servidores municipais ou de usuários das unidades sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
Os professores do ensino municipal anunciaram greve a partir desta terça-feira (08) e por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), a classe deseja que alguns pontos do Projeto de Lei 005.00123.2023, que trata sobre o novo Plano de Carreira dos profissionais do magistério, seja revisto.