No Centro Cívico

Estudantes se unem e protestam contra MP que muda o ensino médio

Foto: Gerson Klaina.

Estudantes do Instituto de Educação do Paraná fizeram, na manhã desta terça-feira (4), uma manifestação contra a Medida Provisória (MP) que modifica o Ensino Médio. O grupo de alunos, todos que ainda estão no ensino médio e vão ser diretamente afetados, ficou por cerca de uma hora em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O grupo, com aproximadamente 200 alunos, saiu do Instituto, que fica na Rua Emiliano Perneta, e caminhou pelas principais ruas do Centro de Curitiba. Na volta, os estudantes fizeram o mesmo caminho até chegar ao colégio.

Nesta quarta-feira (5), e no domingo (9), novas manifestações da mesma forma estão programadas. Os jovens, que pretendem caminhar até o Centro Cívico, disseram que vão lutar contra a MP para que não entre em vigor.

RMC

Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), alunos ocuparam o Colégio Estadual Arnaldo Jansen em protesto pelo mesmo motivo.  Os estudantes disseram que não há prazo determinado para deixarem as dependências do colégio. A manifestação fez com que as aulas do período da manhã fossem suspensas e as atividades no contraturno canceladas.

Foto: Karine Garcia/G1 Paraná.
Foto: Karine Garcia/RPC.

Mudanças por vir

A mudança, proposta pelo Governo Federal, deve começar a partir do primeiro semestre de 2017. Com a reformulação, o currículo do ensino médio vai ser dividido em dois, uma parte com disciplinas fixas obrigatórias e outra com optativas, nas quais o aluno vai poder construir uma grade adequada ao seu perfil e seu próprio projeto de futuro.

A intenção é diminuir a quantidade de disciplinas obrigatórias para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. A reforma vai aumentar também a carga horária, que vai passar das 800 atuais para 1,4 mil horas anuais.

A intenção do Ministério da Educação é incentivar o ensino em tempo integral. A MP diz que as disciplinas da base comum continuam a existir, mas a grade será definida pela Secretaria de Educação do Estado. Os estudantes, por sua vez, são contra a mudança e afirmam que é considerada engessada e distante dos interesses dos jovens.

Conforme os dados da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), das 2.100 escolas estaduais, 1.525 oferecem o ensino médio. O Paraná tem 451 matrículas no ensino médio da rede pública estadual, das quais 345 mil alunos são do ensino regular.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna