Astronomia

Estudantes paranaenses vencem concurso e orientam a NASA a retornar para Urano

Satélites de Urano. Foto: divulgação / Nasa.

As estudantes Maria Clara Helfenstein e Gabriela Esteves Barbosa de Palotina, no Oeste do Paraná, comemoram a vitória no concurso “Cientista por um dia”, promovido pela NASA. As adolescentes são bolsistas do projeto Rocket Girls da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Maria Clara, de 15 anos, e Gabriela, de 17, escreveram uma redação defendendo o estudo intenso e urgente sobre a Lua Titânia, satélite do planeta Urano. As duas venceram o concurso cujo resultado foi divulgado em abril. A orientação foi realizada pela professora Mara Fernanda Parisoto. No artigo, as estudantes reforçam a necessidade de retornar a esse satélite, pois as imagens capturadas pela sonda espacial Voyager II, que esteve em Urano na década de 80, não têm uma qualidade muito boa quando comparada à qualidade fornecida pela tecnologia atualmente disponível.

LEIA TAMBÉM:

>> UFPR encontra material genético do coronavírus em objetos de hospitais e consultórios de Curitiba

>> Idealizado por uma enfermeira, “Mãos que ajudam” atende mais de 3,6 mil famílias na grande Curitiba

O forte argumento reforçou a possibilidade de ser encontrados novos elementos para estudo. “A lua Titânia pode ser considerada a mais interessante e mais favorável à coleta de dados para obtenção de bons resultados e para gerar estudos viáveis e relevantes para a comunidade científica em geral. Estudando mais sobre os planetas e suas luas, será possível aprender mais sobre o Sistema Solar e suas especificidades e, consequentemente, sobre toda a humanidade”, relataram Maria Clara e Gabriela Esteves.

Titânia é uma das luas pertencentes ao planeta Urano. Descoberta por William Herschel em 1787, seu nome deriva da obra “Sonho de uma noite de verão “, de Shakespeare. Na história, Titânia é a rainha das fadas.  Ela se destaca por ser a maior e mais massiva (com massa oito vezes maior que a do Sol).

Rocket Girls

O Rocket Girls faz parte do projeto “Meninas nas Ciências” que começou em 2018 e é coordenado pelas professoras Mara Fernanda Parisoto e Paola Cavalheiro Ponciano, do Setor Palotina. Ele tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto estimula o envolvimento de jovens meninas no estudo das ciências exatas e da computação, incentivando estudantes do ensino médio e fundamental, da rede pública de ensino. São desenvolvidas ações relacionadas às temáticas da astronomia, foguetes, robótica, plantas medicinais, investigação forense, entre outras.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna