“Acabou a paz, mexer com estudante é mexer com o Satanás, sou o capeta”, assim os estudantes que ocupavam o Colégio Estadual Silveira da Motta, no Centro de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), saíram do local na manhã desta terça-feira (8). Os alunos foram obrigados a sair da escola através de uma reintegração de posse. Confira o vídeo abaixo.
Segundo os jovens, os policiais chegaram por volta das 9h, e foram direto para o interior da escola para que a desocupação funcionasse. “Nos amaçaram, nos tiraram da escola, mas nós não pretendemos desistir”, disse um dos jovens.
A desocupação foi pacífica e, apesar de os estudantes terem dito que não queriam sair, todos aceitaram desocupar. Logo que saíram todos os jovens, por volta das 10h30, os estudantes gritaram palavras de ordem em formato de uma espécie de nota, que dizia:
“Desocupamos porque cumprimos nosso papel. Mas a luta continua. Mostramos que a juventude combatente tem voz, quer uma nova educação e uma nova sociedade. Não somos massa de manobra. Não somos influenciados, nós influenciamos. Não vamos desistir agora, sempre vamos lutar até a vitória. Recuamos temporariamente, logo mais retornaremos, mais experientes e com mais força. E todos os políticos, Beto Richa, Dilma ou Temer saibam: não vamos ficar parados diante de qualquer ataque. Que toda a mídia saiba que não nos calaremos diante de suas mentiras e calúnias”.
Segurança
O capitão Stocheiro, do 17º Batalhão, explicou que a saída foi intermediada pela Polícia Militar (PM) para garantir a segurança de todos. “Não só de quem trabalha no colégio, como professores e funcionários, mas também dos próprios jovens que ocupavam o local. A PM não participou da negociação, apenas permitiu que a reintegração fosse cumprida”, disse.
Este foi o sétimo colégio desocupado pelos policiais. Ainda nesta terça-feira, as equipes, de aproximadamente 80 PMs, devem desocupar outros dois colégios em São José dos Pinhais.
De acordo com o último levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), divulgado na manhã desta terça-feira (8), caiu para 27 o número de escolas ocupadas em todo o Paraná.