Danos em 35% do local

Estrutura da Ceasa em Curitiba deve ser reconstruída até final do ano; governo promete ajuda

Foto: Atila Alberti/Tribuna do Paraná

Até o final de 2024 a estrutura da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), em Curitiba, destruída durante o incêndio na noite de quinta-feira (06), deve estar funcionando normalmente. Na próxima semana um perito especializado deve apresentar uma avaliação completa de todo o prejuízo financeiro relacionado à estrutura do pavilhão D.

“Assim que houver a definição de orçamento da parte da engenharia civil, passaremos para a contratação da empresa responsável pela execução do serviço e a nossa expectativa é de que até o fim do ano a estrutura volte a funcionar em sua totalidade, respeitando os trâmites do processo”, afirmou o presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná, Eder Bublitz, na sexta-feira (07), durante uma reunião com o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, para definição de um plano de trabalho emergencial.

As chamas danificaram 35% da estrutura, 20 dos 423 comerciantes que atuam na Ceasa Curitiba também tiveram algum tipo de prejuízo financeiro, o que equivale a 4,7% dos permissionários. Para estas pessoas, o governo estadual já estuda  a oferta de linhas de crédito personalizadas com juros reduzidos por meio de instituições financeiras estaduais.

+ Leia também: Projeto de lei prevê criação de Polo das Noivas em Curitiba; saiba onde será

“São recursos que serão disponibilizados mediante contratações bancárias para cobrir prejuízos que os comerciantes tiveram com maquinário, ferramentas, estoque de alimentos e até mesmo para o capital de giro”, explicou Bublitz.

+ Leia também: Mais de um ano após anunciar praça, Curitiba nega atraso em obra e muda nome do local

Presidente da Ceasa nega aumento de preços após incêndio

A Ceasa informou que, apesar das perdas, está funcionando normalmente e não vai haver nenhum tipo de desabastecimento ou aumento de preços em função desse acidente, garante o presidente da Ceasa Paraná.

+ Leia também: Rodovia que liga Curitiba a Santa Catarina será bloqueada na próxima semana

Todos os permissionários afetados foram realocados dentro da estrutura interna da Ceasa Curitiba, de forma adaptada, e seguem trabalhando.

Polícia vai investigar causas de incêndio na Ceasa Curitiba

A Polícia Civil  instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias que causaram o incêndio, em um trabalho técnico que também envolve a perícia especializada da Polícia Científica.

Flagrantes impressionantes de câmeras de segurança: acidentes chamam atenção
Novidade

Flagrantes impressionantes de câmeras de segurança: acidentes chamam atenção

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná
243 kg de drogas apreendidos

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?
Transporte

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.