A obra “O Homem Planta”, que ficou conhecida por conta da semelhança com o personagem Groot, dos filmes da saga Guardiões da Galáxia, foi retirada do Jardinete Erailto Thile, no Ahú, em Curitiba, por conta de vandalismo. “Suspeitamos que alguém tenha tentado levá-lo — a perna foi quebrada e algumas soldas também”, explica Tony Reis, artista plástico responsável pela estátua.
Como toda a estrutura do “Groot” é de aço – e ele ainda estava fixado a um banco chumbado no chão – acaba sendo muito pesado. “Por conta disso, acredito que a pessoa tenha desistido da ideia no meio do caminho”, diz ele. O processo de restauro já está em andamento e a estimativa do artista é de que a estátua esteja finalizada e seja recolocada em seu lugar na próxima semana.
+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!
O Homem Planta
Em junho de 2018, a OAB Paraná (Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná) finalizou as obras nos jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner, que ficam próximos ao prédio do órgão em Curitiba. A revitalização foi feita por ocasião do Dia Mundial do meio Ambiente e incluía a estátua feita por Reis.
Batizado de “O homem planta”, o Grootfoi pensado para criar um diálogo entre a arte e o público. Sua inspiração é, sim, hollywoodiana. “A OAB solicitou que eu fizesse uma escultura que representasse algo relacionado ao meio ambiente. Então trouxe a lenda dos ents, árvores humanoides protetoras das florestas do filme “O Senhor dos Anéis”, explica o artista. Os ents foram criados por J.R.R Tolkien para a trilogia que dá nome ao filme, e foram inspirados em histórias folclóricas de árvores falantes. Na escultura curitibana, elas foram representadas na figura que remete à do personagem “Groot”, um dos mais carismáticos do universo Marvel”.
Sinaleiros da Linha Verde são desativados após engarrafamentos quilométricos