Atenção, passageiro!

Estação-tubo da República Argentina será desativada temporariamente nesta sexta

Estação-tubo Itajubá. Foto: Hully Paiva/SMCS.

A estação-tubo Itajubá na Avenida República Argentina, no Novo Mundo, será desativada temporariamente a partir desta sexta-feira (13), nos dois sentidos da via. Os passageiros deverão utilizar as paradas próximas – Terminal do Portão e Hospital do Trabalhador – para embarque e desembarque.

A estação Itajubá será desativada para a continuidade das obras de extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul), entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho. Já foram requalificadas 14 das 26 estações incluídas no trecho das obras necessárias para a ampliação da linha que transporta 262 mil passageiros em dias úteis.

LEIA TAMBÉM:

>> Promoção no sacolão! Frutas e verduras a R$ 2,87 nesta sexta, no aniversário da Rua da Cidadania Matriz

>> Trio suspeito de assaltos na região do Jardim Botânico Curitiba morre em confronto com a Polícia

A Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, colocou cartazes nos pontos da linha e dentro dos veículos informando sobre a mudança.

Neste momento, as intervenções acontecem na canaleta do transporte público, com desvio dos ônibus em alguns trechos para a via lenta da República Argentina. Não haverá alterações para motoristas de carros de passeio.

Como será

Os dois tubos da estação Itajubá serão retirados para serem remodelados e o local onde estão inseridos passará por ampla requalificação, que inclui o alargamento da canaleta, para permitir a ultrapassagem de ônibus, implantação de novo calçamento que segue um planejamento de vanguarda e prioriza o pedestre na ocupação do espaço urbano, novo sistema de iluminação, paisagismo e implantação de faixa compartilhada para ciclistas.

Tempo de viagem

Após a conclusão de toda a intervenção, que acontece em um trecho de 7 quilômetros entre a Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho, o tempo de viagem, que hoje é de 66 minutos, será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). De acordo com o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues, os trechos não alcançados pelas intervenções de requalificação das estações-tubo foram contemplados com a requalificação do asfalto.

“São mais de cinco mil metros de novo asfalto já executados em diferentes pontos da Avenida República Argentina”, diz Rodrigues.

A obra está sendo feita em lotes e 14 estações-tubo já foram remodeladas e colocadas novamente em operação: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Hospital do Trabalhador e Silva Jardim e Vital Brasil, todas nos dois sentidos da via. Na estação-tubo Carlos Dietzsch as obras ainda não foram concluídas.

A execução das intervenções acontece de forma escalonada para não prejudicar os passageiros. Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna