"Amor Materno"

Escultura do Jardim Botânico de Curitiba que encanta visitantes é retirada pra manutenção

Escultura Amor Materno, do artista Zaco Paraná, será restaurada. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Quem for ao Jardim Botânico nos próximos dias vai notar, além da troca de flores e da limpeza da estufa, que a escultura Amor Materno, de Zaco Paraná, uma das peças centrais do Jardim Francês, foi retirada para conservação. 

LEIA TAMBÉM:

> Gengibirra, Cini Framboesa e Wimi: Conheça onde são fabricadas as gasosas que Curitiba ama

> Agora dá pra visitar o Mercado Municipal de Curitiba sem sair de casa. Veja o tour virtual

Custo de vida cada vez mais caro esvazia o bolso do curitibano. Como sobreviver assim?

O trabalho, feito em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba, tem previsão de duração de dois meses e começou na quarta-feira (18) com a retirada da peça, levada ao ateliê de esculturas do Memorial Paranista.

A intervenção é especial para o ano em que o Jardim Botânico comemora três décadas de fundação, lembra o diretor de Produção Vegetal, responsável pela gestão do espaço, José Roberto Roloff. “Teremos a peça de volta no dia 5 de outubro, data do aniversário do Jardim Botânico”, diz.

De acordo com o escultor Elvo Benito Damo, que irá restaurar a obra, trata-se de um processo de lavagem da peça, seguida de uma renovação da pátina.

“A ação do tempo fez com que a peça ficasse com uma diferença de tonalidades, o que é corrigido com a aplicação de nova pátina à base de pigmentação e cera”, explica Elvo. Ainda segundo ele, serão corrigidas pequenas falhas que aconteceram na fundição. 

A escultura

Amor Materno foi instalada no Jardim Botânico em 1993, em comemoração aos 300 anos de Curitiba. A obra original é de 1907 e encontra-se no Rio de Janeiro.

O autor, João Zaco Paraná, foi um dos grandes nomes da arte escultórica paranaense, ao lado de João Turin e Erbo Stenzel. 

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna