Na próxima segunda-feira (15), às 16h, a Uninter e a Prefeitura de Curitiba vão inaugurar a escultura que homenageia Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil, no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura, Uninter e a agência OpusMúltipla.
A homenagem ocorre logo após a data que Enedina completaria 111 anos (13/01). Na solenidade de inauguração haverá a participação do Prefeito de Curitiba Rafael Greca; Marco Eleutério, Diretor executivo da Uninter, Rafael Sartori, escultor da obra e também dos familiares de Enedina, que moram em Curitiba.
+ Veja mais: Prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná saiu para consumidor que já morreu. E o dinheiro?
A produção da escultura começou em julho, no Atelier de Esculturas do Memorial Paranista, em Curitiba. A escultura foi feita em bronze e será instalada em um banco na Rua XV de Novembro, próximo ao Campus Garcez, do Centro Universitário Internacional Uninter, um dos pontos de grande circulação de moradores de Curitiba e turistas.
A Uninter patrocinou a produção da escultura com o objetivo de dar visibilidade para a personagem histórica que demonstra o poder de transformação de vida por meio da educação, uma premissa da missão da Uninter.
Quem foi Enedina
Enedina Alves Marques é uma pioneira que marcou seu nome na história, através da busca pela educação, para atingir os seus objetivos. De origem muito humilde, filha de um lavrador e uma empregada doméstica, ela venceu vários desafios e com 32 anos conseguiu se formar na profissão que escolheu.
Ônibus raro que foi de famosa dupla sertaneja agora pertence a curitibano
Sua vitória foi homenageada pelo Google, em 13 de janeiro de 2023, quando ela completaria 110 anos. Entre as suas obras de destaque estão o desenvolvimento do Plano Hidrelétrico do Paraná, com ênfase para o projeto da Usina Capivari-Cachoeira, o Colégio Estadual do Paraná e a Casa do Estudante Universitário de Curitiba.
A inauguração será a partir das 16h na Rua XV de Novembro, em frente ao Edifício Garcez.