Arremesso de machado, tiro com arco, escudo, espada e armadura. Uma escola de Curitiba, situada no bairro Rebouças, promove uma proposta diferente de conhecimento que coloca o aluno “dentro” da Idade Média. O Ordem do Grifo de Fogo é um grupo voltado ao estudo e prática de artes marciais europeias medievais e renascentistas. Além da teoria, eles também incentivam, como todos os equipamentos de segurança e regras necessários, o combate entre os alunos.

continua após a publicidade

Para quem chega pela primeira vez na sede da escola a impressão é de que você entrou numa máquina do tempo ou está nas gravações de filmes como Exacalibur, Coração Valente, Monty Python, Robin Hood, Highlander, e tantos outros que mostram combates épicos com armaduras, capacetes, escudos e armas como espadas, machados e flechas.

+Leia mais! Sebo Estação 80, em Curitiba, tem tudo dos anos 80: Brinquedos, relíquias e objetos clássicos

Na área aberta da escola, espaço para treinamento de arremesso de machado e tiro com arco em alvos de madeira e isopor, pneus para bater com espadas e troncos para afiar . Além disso, em uma das paredes está pregado um bunner com um castelo. Impossível não imaginar uma conquista de território após anos de batalha.

continua após a publicidade

Já dentro das salas, uma oficina produz alguns equipamentos como espada, machados, escudos e armaduras. Bruno de Castro, 32 anos, é coordenador geral do Grifo de Fogo que abrange Curitiba, Castro, Ponta Grossa, Wenceslau Braz e Belém (PA), reforça que o trabalho da escola segue a tradição alemã de esgrima medieval e outras escolas renascentistas.

“O grupo com o nome da escola existe há sete anos, mas as atividades já passam de 10 anos em Curitiba. Somos amigos que gostam dessa história medieval e descobrimos um movimento que recria as técnicas medievais com tratados e lutas. Hoje somos em mais de 60 pessoas com participação em campeonatos nacionais e internacionais”, disse Bruno.

continua após a publicidade

As competições reúnem várias modalidades, desde arremesso de machado, arqueria ( arco e flecha), Batalha Medieval Histórica (HMB), Artes Marciais Históricas Europeias (HEMA) e Soft Combate.

A HMB é um combate blindado quando a pessoa está completamente trajada com o armamento com armas de aço sem corte características da Idade Média. Existe uma Associação Internacional de Batalha Medieval Histórica (HMBIA) com regras e campeonatos mundiais, a “Batalha das Nações”.

“Hoje somos em mais de 60 pessoas com participação em campeonatos nacionais e internacionais”, disse Bruno. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

A primeira edição ocorreu na Ucrânia, em 2010. “A escola funciona desde a preparação física para melhorar a saúde da pessoa, mas tem aqueles que querem participar de campeonatos. Alguns largam o futebol e trocam pelo arremesso de machado. O interessante que o aluno acaba buscando conhecimento, pois busca informação em uma armadura que existiu e faz uma pesquisa para isso”, comentou o coordenador.

Lendas e Estratégias

Umas das principais dúvidas quando se observa imagens de filmes que retratam batalhas sangrentas é quanto ao peso dos objetos. Uma armadura pode chegar a pesar 25 quilos utilizando o aço na região peitoral, dos braços, pernas, pés e o elmo (capacete). Ainda é preciso contabilizar a malha, material que complementa a armadura com argolas entrelaçadas fabricada em ferro e aço, sem esquecer o escudo e a arma que vai ficar em uma das mãos.

“É preciso ter um bom preparo físico, mas não é tudo isso. A gente aprendeu muita coisa errada e imagina que é pesado, mas não é bem assim. São fantasias, conceitos e lendas que se quebram”, reforçou Bruno.

Jean Muksen, 30 anos, é instrutor e um dos fundadores do Ordem do Grifo de Fogo. Tem a nobre missão de orientar quem chega na escola e proporcionar ensinamento em diferentes modalidades. “Eu analiso o que as pessoas querem fazer e mostro um pouco do caminho. Utilizo a minha formação de historiador para mostrar que foi um período de muita estratégia e modernidade. Temos o costume de imaginar o antigo, o passado, mas foi nessa época que a metalurgia apareceu com as armaduras. Vejo que usamos ensinamentos dos portugueses em canções no Nordeste com reis de Portugal”, ressaltou Jean.

Jean tem a nobre missão de orientar quem chega na escola e proporcionar ensinamento em diferentes modalidades. Foto: Gerson Klaina.

+Viu essa? Ex-alunos fazem vaquinha pra reformar fusca que compraram e deram de volta a professor

Os alunos interessados podem procurar a escola para a realização das aulas. São vários planos que dão direito a possibilidade de treinar com os objetos, e melhor, aproveitar a experiência medieval de vida.

Serviço

Ordem do Grifo de Fogo

Endereço: Rua Piquiri 516, Rebouças

Telefone: (41) 98515-9081

Facebook  – OrdemGrifodefogo

Instagram @OrdemGrifodefogo

Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça