O jazz nasceu nos Estados Unidos e sofreu uma série de transformações ao longo do século XX, contando com a incorporação de diversos estilos e tendências musicais. Em todo mundo, tem uma série de apreciadores e possui como um dos elementos principais a improvisação dos artistas.

continua após a publicidade

No início do próximo mês, quem vive em Curitiba terá a oportunidade de curtir o estilo musical de forma intensiva. Nos dias 1.º, 2 e 3, acontece, no Teatro Positivo, o Curitiba Jazz Meeting.

“O evento é o lugar certo para quem gosta de sentar e ouvir uma música muito bem feita e bem intencionada”, comenta o diretor artístico do Curitiba Jazz Meeting, André Geraissati.

O evento terá um repertório bastante variado e programação extensa. No dia 1.º, no pequeno auditório do teatro, se apresentam o sueco Ulf Wakenius e o grupo paulista Zimbo Trio.

continua após a publicidade

Ulf é considerado um dos grandes adeptos do estilo de improvisação bep bop jazz. Já o Zimbo Trio incorpora, em sua música, elementos da Bossa Nova e da cultura afro.

No segundo dia de evento, também no auditório pequeno, se apresentam o carioca Egberto Gismonte e o mineiro André Dequech Noneto. O primeiro é caracterizado pela mistura da música erudita com a popular, tendo começado sua carreira à frente do piano. O segundo tem um estilo bastante particular, dando um toque mineiro ao jazz.

continua após a publicidade

Já no dia 3, no grande auditório, encerram o evento o norte-americano Scott Henderson, que mistura ao jazz o funk americano; e a curitibana Camerata Brandão, composta por vinte músicos da capital paranaense e que irá tocar sob a regência de Norton Morozovski.

“Antes do início do Curitiba Jazz Meeting, no dia 31, Scott irá realizar um workshop sobre jazz voltado a músicos”, informa André. A atividade irá acontecer na Secretaria da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240), às 19h, com entrada franca.

Serviço

Curitiba Jazz Meeting. Dias 1.º e 2 de agosto, às 21h, e 3 de agosto, às 20h. Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato P. Souza, 5300). Ingressos: R$ 80,00 e R$ 40,00. Venda pelo Disk ingresso (3315-0808), bilheteria do teatro e quiosques dos shoppings Müeller e Curitiba.