"A todo o vapor"

Empresa de Curitiba trabalha em três turnos pra produzir seringas para vacinação contra covid-19

Seringas. Foto ilustrativa: Pixabay

Uma empresa com sede em Curitiba está trabalhando em três turnos para garantir o acesso da população à seringas e agulhas para aplicação da futura vacina contra a covid-19. A fábrica da BD (Becton, Dickinson and Company), fica localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e tem 10 mil m². A quantidade na produção não foi informada, mas a companhia confirmou que está participando de licitações públicas. Além da BD, outras duas corporações fabricam seringas no Brasil – a SR, em Manaus (AM), e a Injex, em Ourinhos (SP).

LEIA MAIS – Empresário dono da rede de supermercados Rio Verde morre vítima da covid-19

A BD chegou à capital paranaense em 1989 e nas instalações, as seringas e agulhas são produzidas em equipamentos de alta tecnologia e transportadas internamente por tubos. Sendo assim, não existe contato manual com as peças a fim de evitar contaminação. Os produtos são esterilizados na própria fábrica e os testes são realizados para garantir a perfeita esterilidade e atoxicidade.

LEIA AINDA – Pressão e medo cercam estudantes inscritos para o Enem, que acontece neste domingo

Para a vacinação do novo coronavírus, o Ministério da Saúde restringiu a apenas um modelo de seringa, a de 3 ml com o chamado “bico de rosca”, que requer esforço maior na produção para um modelo específico.

Estoque de seringas do Paraná

As seringas e agulhas que estarão sendo usadas no Paraná estão estocadas. O governador Ratinho Junior afirmou no começo de janeiro em entrevista a RPC que os paranaenses podem ficar tranquilos neste sentido.

“Temos 8,9 milhões de seringas e agulhas em estoque, é um dos estados do Brasil que mais têm estoque. Então, nós temos toda essa tranquilidade”, disse o governador. A previsão de Ratinho Jr. é de que as primeiras doses da vacina cheguem ao estado no final de janeiro ou início de fevereiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna