Gestão a partir de 2025

Eduardo Pimentel anuncia novos secretários municipais de Curitiba; veja os nomes

Eduardo pimentel durante entrevista coletiva
Eduardo Pimentel, prefeito eleito de Curitiba. Foto: Atila Alberti / Tribuna do Paraná

Os primeiros nomes dos secretários municipais de Curitiba que irão compor a equipe de governo do prefeito eleito Eduardo Pimentel (PSD), para a administração que começa em 2025, foram divulgados e anunciados oficialmente na tarde desta terça-feira (26).

Entre as novidades, o vice-prefeito Paulo Martins (PL) foi confirmado como o próximo secretário de Desenvolvimento Econômico. O vereador reeleito Marcelo Fachinello (Podemos) será o novo secretário do Governo Municipal, enquanto Amália Tortato (Novo), também vereadora reeleita, assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Humano.

Eduardo Pimentel também anuncia a manutenção de nomes da atual administração: a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, e o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça, Pimentel afirmou que irá anunciar todos os secretários até o dia 19 de dezembro. “Todos os seis nomes [anunciados nesta terça] são pessoas qualificadas, que estão no dia a dia da prefeitura e da cidade de Curitiba e eu não tenho dúvida que vão trazer grandes resultados nos próximos quatro anos”.

“A partir de hoje vou começar a trabalhar nas outras áreas, em conversas técnicas. Sempre disse que traria pessoas que entendem do assunto para essas áreas. Então esses seis primeiros anúncios são pessoas de confiança e que a partir de hoje me auxiliam nessa mudança pelos próximos 40 dias”, disse o prefeito eleito.

Pimentel também destacou que não foi necessário montar uma equipe de transição, pois ele já estava em contato com as pastas sobre os assuntos da cidade. “Lembrando que não precisou aqui na prefeitura de Curitiba montar uma equipe de transição porque eu conheço as pessoas que estão administrando, eu tenho conversado com secretários. As ações políticas para o ano que vem têm sido desenvolvidas, como é o caso em janeiro já da Oficina de Música, já dei autorização para dar sequência. Já aprovei as apresentações no mês de janeiro, bem como o Carnaval e o aniversário da cidade”, completou.

A secretaria ‘mais importante’

Durante a coletiva, Pimentel destacou a importância da Secretaria do Governo Municipal, que será direcionada ao vereador reeleito e atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcelo Fachinello (Podemos).

Dos seis nomes anunciados, Fachinello foi o único presente na coletiva. O novo secretário disse que o convite foi uma surpresa e que pretende trabalhar ao lado de Pimentel para montar toda a base do governo municipal.

“Fico muito honrado, muito orgulhoso e com senso de responsabilidade pelo trabalho que vamos realizar pelos próximos quatro anos. Foi uma surpresa, o Eduardo sabe disso, não é uma posição que eu almejava, mas a partir do momento em que recebi o convite nós trabalhamos na organização desse anúncio. A partir de agora é trabalhar, como ele [Pimentel] mesmo disse, na composição do restante do secretariado, depois também acompanhar a eleição da Presidência da Câmara e montar nossa base de governo”, declarou Fachinello.

Sobre as eleições na CMC, ele comentou que continua no cargo de vereador até o final do ano e, portanto, irá participar da votação para a escolha do novo presidente da Casa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna