O mais longo eclipse lunar dos últimos séculos vai acontecer na próxima sexta-feira (19). De acordo com a Nasa, o fenômeno irá ter no total, três horas, 28 minutos e 23 segundos, devendo ser o eclipse com maior duração em 580 anos. A expectativa que o eclipse atinja seu pico por volta das 6 horas da manhã, horário de Brasília.

continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM – Expo Motorhome a Expo Camping reúnem apaixonados por estrada e acampamento em Pinhais

O eclipse é quando a Lua entra na penumbra da Terra, ou seja, o nosso planeta bloqueia parte, mas não toda, a luz do Sol, o que faz com que a Lua pareça menos brilhante do que de costume. Para esse fenômeno de sexta, o nível de cobertura no Brasil ficará próximo dos 97%.



A longa duração do eclipse se deve à mecânica orbital, pois no dia 19 a Lua estará quase que no ponto mais distante da Terra em sua órbita, chamado Apogeu, e também se movendo com menor velocidade. À medida que ela se move, entra na Umbra, a sombra do nosso planeta. É nesse momento que um pedaço dela parece desaparecer no céu. A Lua estará quase que totalmente imersa na sombra às 6h04.

continua após a publicidade

VIU ESSA?Apaixonado pelo espaço, fotógrafo constrói observatório pertinho de Curitiba pra receber entusiastas. Veja!

Depois desse eclipse lunar, 2021 terá ainda mais sete casos relacionados ao sistema solar. Confira aqui a lista!

Como observar?

continua após a publicidade

Para observar um eclipse lunar, não é preciso o uso de nenhum equipamento especial. Procure um local de preferência aberto e com pouca poluição luminosa. Naturalmente o uso de binóculos ou de um telescópio irá auxiliar na visualização.

Mania de Você

Rudá agradece a Luma

Garota do Momento

Beto confronta Basílio