O mais longo eclipse lunar dos últimos séculos vai acontecer na próxima sexta-feira (19). De acordo com a Nasa, o fenômeno irá ter no total, três horas, 28 minutos e 23 segundos, devendo ser o eclipse com maior duração em 580 anos. A expectativa que o eclipse atinja seu pico por volta das 6 horas da manhã, horário de Brasília.
LEIA TAMBÉM – Expo Motorhome a Expo Camping reúnem apaixonados por estrada e acampamento em Pinhais
O eclipse é quando a Lua entra na penumbra da Terra, ou seja, o nosso planeta bloqueia parte, mas não toda, a luz do Sol, o que faz com que a Lua pareça menos brilhante do que de costume. Para esse fenômeno de sexta, o nível de cobertura no Brasil ficará próximo dos 97%.
A longa duração do eclipse se deve à mecânica orbital, pois no dia 19 a Lua estará quase que no ponto mais distante da Terra em sua órbita, chamado Apogeu, e também se movendo com menor velocidade. À medida que ela se move, entra na Umbra, a sombra do nosso planeta. É nesse momento que um pedaço dela parece desaparecer no céu. A Lua estará quase que totalmente imersa na sombra às 6h04.
VIU ESSA? – Apaixonado pelo espaço, fotógrafo constrói observatório pertinho de Curitiba pra receber entusiastas. Veja!
Depois desse eclipse lunar, 2021 terá ainda mais sete casos relacionados ao sistema solar. Confira aqui a lista!
Como observar?
Para observar um eclipse lunar, não é preciso o uso de nenhum equipamento especial. Procure um local de preferência aberto e com pouca poluição luminosa. Naturalmente o uso de binóculos ou de um telescópio irá auxiliar na visualização.