O prefeito Luciano Ducci anunciou na manhã da última sexta-feira (16) que Curitiba ganhará em breve um novo parque: o Vista Alegre das Mercês. Serão 100 mil metros quadrados de área total, entre as ruas Gardênio Scorzato e Luiz Leduc, da nova área verde e de lazer da cidade, que contará com dois estacionamentos, portal de acesso, recantos, trilha e um lago.

continua após a publicidade

Somado ao Parque da Imigração, que está em obras e aos da Vila Rigoni, na Fazendinha e Bernardo Meyer, na CIC, o novo espaço nas Mercês será o 25º parque da cidade.

O anúncio foi feito na inauguração da praça implantada numa antiga área de lazer do bairro São Braz que foi reformulada e recebeu o nome de Praça Dr. Manoel Lourenço Branco.

“A revitalização desta área é importante principalmente para motivar as crianças que moram na região ao esporte e ao lazer”, disse o prefeito. Ele comentou que as 455 praças da cidade, além de todos os outros equipamentos públicos de esporte e lazer, são um diferencial de Curitiba. “Em breve teremos três novos parques, incluindo o da Vista Alegre das Mercês que deverá ter as obras iniciadas ainda neste ano”, disse Luciano Ducci.

continua após a publicidade

Existem hoje 21 parques na cidade, além do Parque da Imigração Japonesa, com inauguração prevista para o mês de junho. Dois estão em fase de licitação: um na Vila Rigoni, Fazendinha, e outro na Rua Bernardo Meyer, na CIC, ao longo do rio. Ambos irão compor o Parque Linear do Barigui.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, informou que o edital para a licitação da primeira etapa de obras do Parque Vista Alegre das Mercês deve ser aberto em abril e a previsão de início das obras é para o mês de junho.

continua após a publicidade

O custo previsto da obra é de R$ 2 milhões e haverá uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o governo do Estado do Paraná. Na primeira etapa de obras serão feitos os dois estacionamentos, o portal de acesso, recantos, as trilhas e delimitada a conformação do lago.

São Braz – Ainda na sexta-feira (16), a esquina das ruas Durval Pinto Cordeiro e Eduardo Jarnick, no São Braz amanheceu em festa. A antiga área de lazer do bairro foi reformulada e recebeu o nome de Praça Dr. Manoel Lourenço Branco.

O local ganhou um novo playground, com iluminação, além de área de estar com bancos, pintura do muro e calçada, entre outras benfeitorias. A praça conta ainda com duas canchas de futebol de areia.

Homenageado – O gaúcho Manoel Lourenço Branco chegou a Curitiba em 1945. Foi Oficial do Exército, médico veterinário e professor da Universidade do Paraná e de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas.

“Ele foi sempre uma pessoa muito dedicada à comunidade. É uma alegria ver uma homenagem como esta ao meu amigo, que agora passa a ser o nome de uma importante praça”, disse o médico psiquiatra aposentado Paulo de Tarso Montserrat, 89 anos, que foi compadre e conviveu por muitos anos com Manoel Lourenço Branco.

A filha do homenageado, a professora Clotilde Lurdes Branco Germiniani, fez um discurso emocionado. “Agradeço à Prefeitura pela bela homenagem à memória de um cidadão que deixou a imagem da integridade e de amor ao trabalho”, disse.

Também participaram da solenidade os secretários municipais Horácio Monteschio, de Assuntos Metropolitanos; e Fernando Guedes, de Relações com a Comunidade; além da administradora regional de Santa Felicidade, Inês Hartl; o presidente da Cohab, Ibson Campos, e os vereadores Julieta Reis e Valdemir Soares.

Fernão Dias – Também no bairro São Braz, o prefeito Luciano Ducci visitou nesta o jardinete do Conjunto Fernão Dias. “Isso aqui antes era uma praça abandonada, que foi reativada e revitalizada pela Prefeitura”, explicou a presidente da Associação de Moradores, Elizabete Bartapelli.

O diretor do departamento de Praças e Parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Renato Nicol,au, explicou que o local ganhou nova calçada. “Foi um pedido da própria comunidade, que fizemos questão de atender”, disse.

Outro ganho para a comunidade do local foi a alteração da parada de ônibus da Linha Montana, que agora passa a ser no novo jardinete. “Isso trará grande melhorias no dia a dia dos moradores”, comentou Elizabete.