As obras nas estações-tubo Dom Pedro I e José Bettega foram concluídas nesta sexta-feira (10) e, a partir da próxima semana, os passageiros voltarão a utilizar os pontos de paradas localizados na Avenida República Argentina, no bairro Água Verde, e na Avenida Winston Churchill, no Capão Raso. Os locais só irão passar por limpeza antes de voltarem a operar. Os serviços – agora terminados – integram o conjunto de intervenções coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas para permitir que o Ligeirão Norte-Sul tenha seu itinerário completo entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.
Ao longo do trecho onde as obras estão em execução, entre a Praça do Japão e o Terminal Pinheirinho, são 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas. As obras possibilitarão ultrapassagens entre os ônibus e a conclusão do roteiro do Ligeirão tornará a viagem mais ágil em cerca de 16 minutos, de acordo com estimativas da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo da capital paranaense.
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Além das estações-tubo Dom Pedro I – que voltará a funcionar na segunda-feira (13/9) – e José Bettega – que será reaberta até a próxima quinta-feira (16/9), outros quatro pontos de parada de ônibus já foram entregues. Eles se chamam Ouro Verde e ficam na Avenida Winston Churchill, no bairro Capão Raso, e Morretes, que está localizado na Avenida República Argentina, na região do Colégio Estadual Pedro Macedo, no bairro Portão.
A conclusão de parte de engenharia civil das obras das estações Dom Pedro I foi vistoriada nesta sexta-feira (13/9) pelo prefeito Rafael Greca, pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, pelo diretor de Operações da Urbs, Aldemar Venancio Martins Neto, pelo administrador da Regional Portão e Fazendinha, Gerson Gunha, e pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma.
“Estamos superando a Praça do Japão e avançando em direção ao Portão, ao Capão Raso e ao Pinheirinho com as obras de extensão do eixo do Ligeirão Norte-Sul. As intervenções qualificarão ainda mais o nosso sistema de transporte coletivo”, disse Rafael Greca.
De acordo com o diretor de Operações da Urbs, a média total de passageiros em dias úteis que circulam pelas estações Dom Pedro I é de 1.889 pessoas que vão com destino ao Centro e outras 2.219 que têm como destino o bairro. Aldemar Venâncio Martins Neto aponta que o local é ponto de parada das linhas 203 Santa Cândida-Capão Raso e 603 Pinheirinho-Rui Barbosa.
Já pela estação José Bettega, que é atendida pelas linhas 603 Pinheirinho-Rui Barbosa, 502 Circular Sul (sentido horário) e 602 Circular Sul (sentido anti-horário), são 662 passageiros sentido Centro e 333 no sentido bairro.
Porém, o futuro Ligeirão Santa Cândida-Pinheirinho não fará paradas nas estações Dom Pedro I e José Bettega. As obras são necessárias, justamente, para que o Ligeirão realize a ultrapassagem quando os ônibus das outras linhas estão parados na estação.
Conforme explica o secretário Rodrigo Rodrigues, a execução das intervenções segue sendo feita de forma escalonada para não prejudicar os passageiros. Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente.
“Da maneira como planejamos a execução das obras nesse eixo de cerca de 7 quilômetros, o menor impacto possível é gerado para as pessoas que usam o transporte coletivo. Lembro também que os serviços incluem a parte de pavimentação das pistas lentas – além da canaleta exclusiva dos ônibus – e implantação de novo calçamento, novo sistema de iluminação e paisagismo”, explicou Rodrigo Rodrigues.
Pavimento, calçada e ciclofaixa
Divididas em três lotes ao longo das avenidas República Argentina e Winston Churchill, as intervenções são executadas pela empresa Betacem e o consórcio Compasa/BR Infra Construções, vencedores da licitação que soma R$ 29,4 milhões. O objetivo é desalinhar as estações, implantar novo pavimento e novas calçadas e, em conjunto com a nova estrutura de transporte coletivo, também serão feitas ciclofaixas ao longo do eixo estrutural.
Para a operação da linha direta de biarticulados estão neste momento em obras as estações-tubo Silva Jardim, Carlos Dietzsch, Vital Brasil e Hospital do Trabalhador no eixo da Avenida República Argentina.
Enquanto o trabalho ainda estiver em andamento, os ônibus estão fazendo o desvio pela pista lenta do eixo estrutural.
Segundo dados Urbs, pelo eixo Norte-Sul são transportados diariamente 350 mil passageiros. Durante a pandemia do novo coronavírus, esse número chegou a registrar uma queda de 44%.