Desde esta quinta-feira (15) foi desativado o drive-thru de vacinação contra a covid-19 localizado na Paróquia Santo Antônio, no bairro Boa Vista. A vacinação pelo sistema drive-thru é destinado a idosos de idades mais avançadas e com problema de mobilidade. A decisão, no entanto, deixou quem procurou o local na bronca nesta manhã.
LEIA MAIS – O que pode ou não pode funcionar na nova Bandeira Laranja de Curitiba?
“Um absurdo. Passei ontem, vi que estava tudo certo com a idade de 74 anos. Agora, nos 73 anos, essa falta de uma organização básica. Em cima da hora, eles disseram que colocaram a publicação no Instagram da prefeitura. Falta de respeito. Sempre foi drive-thru aqui, de repente não é mais. Não custa nada uma organização nesses dias confusos que estamos vivendo”, protestou Rosa Maria Riskalla, de 73 anos.
Segundo a aposentada, muita gente teve dificuldades de permanecer em pé na fila. “Várias pessoas aqui com problema de locomoção, que não podem ficar tanto tempo em pé. Eu mesma, que vim sozinha, tive que procurar de última hora lugar para estacionar o carro”, reclamou ela, que mesmo assim estava animada pela segunda dose da vacina.
+ Leia mais: Presidente da Aerp Michel Micheleto morre, aos 59 anos, vítima da covid-19
Sonia Regina Amorim Lima, 73 anos, também reclamou da falha na comunicação. “Fiquei sabendo hoje de manhã. Imagina uma coisa dessas sem nem avisar direito”. Nossa, é muito triste isso. De manhã, meu sobrinho que ia me trazer de carro chegou a me ligar avisando que não iria ter vacina. Mas depois vimos que era só de carro que não tinha. Então, ele me deu uma carona e me deixou aqui na fila. Nem a companhia dele eu posso ter, porque não adianta ficar duas pessoas aqui na fila. Não precisavam ter feito isso”.
A preocupação com as outras pessoas de mais idade na fila era recorrente. “Agora mesmo tinha uma senhora na minha frente que teve enfarte e tudo e tem que ficar de pé várias horas. E se chove, se tem sol? Não posso ficar muito tempo de pé. Uma sacanagem que o nosso prefeito fez com os idosos de 73 anos”.
A Secretaria da Saúde de Curitiba Márcia Huçulak explica porque a decisão foi tomada. “Conforme a faixa etária dos grupos prioritários vai baixando, diminui a necessidade de atendimento por drive-thru”. A secretária ressalta, no entanto, que quando chegarem doses de vacinas em maior quantidade, novos pontos fixos e também drive-thrus poderão ser implantados.
O atendimento para vacina no ponto fixo que existe no mesmo local será mantido.
Pontos de vacinação para idosos
LOCAIS FIXOS
Das 8h às 18h.
1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui
2 – US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado
3 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 11
4 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches
5 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
6 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão
7 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
8 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
9 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira
10 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
11 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
12 – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
13 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
14 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
15 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700
16 – Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada pela Av. Paraná).
DRIVE-THRU
Das 8h30 às 16h30.
1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pel
Rua Frederico Maurer)