Bebê na UTI

“Dói na alma”, desabafa avó de bebê com queimaduras após teste do pezinho em hospital de Curitiba

O teste do pezinho é feito nos recém-nascidos para detectar doenças genéticas e metabólicas. Foto ilustrativa: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PR) foram informados sobre o caso de um recém-nascido que sofreu queimaduras ao fazer o teste do pezinho no Hospital do Trabalhador (HT), em Curitiba, na última segunda-feira (20).

LEIA TAMBÉM:

>> Já pensou em ser um investidor-anjo? Retorno financeiro pode ser 30 vezes maior. Entenda!

>> 25 vereadores votam a favor pela cassação de Renato Freitas; veja quem são

>> Polícia caça marginais envolvidos no “golpe do motoboy”; Vítimas tomaram golpe de R$ 150 mil

Queimaduras e bolhas foram encontradas pela família no pé do recém-nascido. Foto: Reprodução/RPC

De acordo com a família, a criança recebeu alta do hospital, mas chegou em casa aos prantos. A vó paterna, Scheila Vanessa, ao cuidar do bebê, percebeu que o incomodo estava no pé direito e ao visualizar o local, viu a pele queimada e com bolhas.

Depois que percebeu o ferimento, a família retornou ao hospital, onde a criança foi examinada e encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) .“Dói na alma, não era para a gente estar passando por isso. Era um momento feliz. É um verdadeiro pesadelo”, disse a avó para a RPC.

O pai do bebê, Rodrigo Correia, que estava presente no momento do teste do pezinho, contou que não presenciou a forma como que a enfermeira fez o procedimento. No entanto, ele lembra que a profissional chegou no quarto com um copo de água quente.  

O exame do pezinho é considerado um procedimento invasivo e pouco doloroso. Em dias frios, o profissional de enfermagem aquece o pé do recém-nascido para garantir uma coleta mais rápida e segura. A massagem é o jeito mais comum.

Polícia comunicada

Para formalizar a situação com o filho, Rodrigo Correia registrou o caso no Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). Um Termo Circunstanciado foi assinado por ter ocorrido uma lesão corporal, mas não cabe inquérito policial.

Além da investigação policial, o Hospital do Trabalhador está procurando entender o que ocorreu, e um relatório deve ser encaminhado em 30 dias para a área jurídica da instituição. Já o Coren, vai apurar o caso, e a profissional pode sofrer punições previstas no Código de Ética.

O que diz o hospital

Procurado pela Tribuna do Paraná para comentar o que houve durante o teste do pezinho e informar o atual estado de saúde do bebê, o Hospital do Trabalhador, por meio da assessoria da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), respondeu que “o Hospital está verificando o caso”.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna