Com opções para crianças e adultos, os passeios na região do rio Miringuava, na cidade de São José dos Pinhais (PR), Região Metropolitana de Curitiba, apresentam desde a produção orgânica de alimentos, passando pela colheita de morangos e amoras até a venda de vinhos finos. O fortalecimento da economia local aconteceu com entrada dos empreendimentos de pequeno agricultores na rota turística.

continua após a publicidade

Esse é o caso do “La Choupana“, fazenda onde se pode colher morangos à vontade. O valor do quilo é de R$ 35,00 e o funcionamento é aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Segundo a proprietária, Adriane Leschnhak, o local entrou no ramo do turismo apenas em 2021, depois do auge da pandemia de Covid-19.

LEIA TAMBÉM:

>> Acidente grave bloqueia totalmente a BR-277 em São José dos Pinhais

continua após a publicidade

>> Árvores são arrancadas com vento forte após temporal neste sábado em Curitiba

Ela recorda que foi a maneira encontrada para garantir um dinheiro extra meio à crise econômica. “Chegamos em uma situação em que o nosso produto era vendido a um preço muito abaixo para o mercado. Mas era aceitar aquilo ou não ver o dinheiro. A oportunidade de abrir nossa casa para o turismo acabou com dependência exclusiva da venda das frutas para o atacado”, afirma.

continua após a publicidade

Adriane, que é casada e mãe de três filhas, explica que abrir a residência para desconhecidos foi um desafio a ser superado. Segundo ela, a transformação não foi apenas estrutura mas também nos afazeres de cada integrante da família.

“A gente teve que fazer reformas para proporcionar o conforto para quem chega. Servimos refeição e vendemos produtos orgânicos. Além disso, uma filha cuida da contabilidade, outra do marketing, a mais nova é nossa garota propaganda e meu marido recepciona. O retorno nos dá a certeza de que elas poderão viver bem do trabalho no campo”, disse Adriane.

Na propriedade vizinha, a prima Alexandra Leschnhak comanda o Rancho Caminho das Águas. Uma propriedade com 200.000 m² de área verde e mais de 20 atividades turísticas. A fazenda trabalha com o cultivo de orgânicos e responsabilidade ambiental. Além dos morangos, a produção engloba hortaliças, frutas e a produção de produtos coloniais.

Com pacotes de atividades personalizadas para cada proposta pedagógica, Alexandra conta que o caráter educacional dos passeios é um diferencial. “Nossos passeios permitem que crianças e adolescentes brinquem na natureza, em locais com características que talvez nunca tenham conhecido na cidade. Não é apenas passar informações sobre animais e plantas, mas proporcionar memórias inesquecíveis”, ressalta.

As opções de visita contempla os turnos da manhã, tarde e noite. Além de contar com atividades, monitoria e alimentação.

Vinho paranaense na região do rio Miringuava

Local pioneiro na Região Metropolitana de Curitiba, a Vinícola Araucária une no mesmo local o vinhedo e a vinícola e leva aos rótulos a história de ícones da cultura paranaense, com a Gralha Azul, ave-símbolo do Paraná; Manacá, planta nativa; Poty, homenagem ao artista paranaense, Poty Lazzarotto e Angustifólia, nome científico da Araucária.

A visita guiada custa R$ 50,00, ainda conta com uma trilha dentro da propriedade que abriga a vinícola e possui, aproximadamente 1 quilometro de extensão. Para informações a respeito de toda a aventura no Miringuava, basta acessar o site do projeto.

Caçador de Boteco!

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!

Orla de patrão!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!

Descubra!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!