A partir de amanhã, os olhares da comunidade mundial se voltam para a capital paranaense, que passa a sediar a reunião Parceria Global sobre Cidades e Biodiversidade evento promovido pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da Organização das Nações Unidas (ONU).

continua após a publicidade

A reunião em Curitiba é uma preparatória para a 10.ª Conferência das Partes sobre Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10), que acontecerá em outubro, na cidade japonesa de Nagoya. Durante a reunião também será feito o lançamento oficial do Ano Internacional da Biodiversidade.

Durante o evento, autoridades de pelo menos 16 países discutirão um plano de ação para a biodiversidade urbana, que, posteriormente, será apresentado na Cúpula da CDB, em Nagoya.

Segundo a prefeitura de Curitiba, 43 autoridades já confirmaram presença, entre elas, o ministro do Desenvolvimento de Cingapura, Mah Bow Tan; o oceanógrafo e ambientalista canadense, Jean Lemire; e a secretária do Meio Ambiente do México, Martha Delgado Peralta.

continua após a publicidade

Para o secretário municipal do Meio Ambiente (Smma), José Andreguetto, a escolha por Curitiba é considerada um reconhecimento pelo propósito do município voltado à preservação e à proteção da biodiversidade, além das ações que a diferenciam das demais capitais.

Para ele, a conservação da imagem internacional de Curitiba no quesito ecologia tem feito com que a capital se torne passagem obrigatória de eventos que tratam do assunto.

continua após a publicidade

Essa é a segunda vez que Curitiba sedia um encontro preliminar da Conferência das Partes. O primeiro foi em 2007, um ano depois de a capital paranaense sediar a COP 8 e a MOP 3. A convenção, que acontece no Salão de Autos do Parque Barigüi, se estende até o dia 9 de janeiro.