Uma exposição de 40 bonecos reproduzindo os profissionais que limpam as ruas de Curitiba homenageia nesta sexta-feira (15) o Dia do Gari e dos Trabalhadores da Conservação, comemorado em 16 de maio. A exposição é na sede do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), no bairro São Francisco,das 9h às 18h.
Em Curitiba e região metropolitana são cerca de 7 mil garis que coletam o lixo, varrem as ruas, roçam, limpam rios e praças, pontos de ônibus e terminais, atividade essencial para o funcionamento de qualquer cidade. Principalmente agora, durante a pandemia de coronavírus – atividade essencial, os garis e coletores de lixo seguem mantendo Curitiba e todas as outras cidades brasileiras limpas durante a pandemia. No Paraná, são 20 mil trabalhadores desta atividade.
LEIA MAIS – Novo rodízio afeta 93 bairros de Curitiba e região até a próxima terça-feira. Veja a lista!
Todos os anos, o Siemaco promove campanhas de valorização destes trabalhadores e também para conscientizar a população sobre os cuidados que são necessários para proteger o trabalho dos garis. Além da exposição dos bonecos sexta-feira, o sábado será marcado por uma homenagem com distribuição de kits de prevenção contra o coronavírus em frente à sede da Cavo – empresa de coleta de lixo em Curitiba -, das 6h às 8h, no bairro Rebouças, de onde partem os caminhões de coleta de lixo. Haverá presença de super-heróis distribuindo álcool gel e máscaras.
VIU ESSA? – Carro é retirado das ruas de Curitiba ao ser flagrado com R$ 57 mil em débitos
À tarde, também na sede da Cavo, só que dessa vez na sede do Centro, de onde partem os garis para limpeza da cidade, haverá distribuição de kits nos dois turnos de entrada, das 13h às 14h e das 15h às 16h.
A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝
Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.
Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?