O detento João Paulo Ferreira da Silva, 30 anos, foi encontrado morto às 17h30 de anteontem (28), com uma barra de ferro atravessada no pescoço, em um bosque no final da Rua Vitória, na Vila Macedo, imediações do complexo de penitenciárias em Piraquara. Segundo agentes penitenciários, ele havia fugido da Colônia Penal Agroindustrial (CPAI), uma hora antes, com quatro detentos do regime semiaberto. A suspeita é que a fuga foi armada para matar João e outro preso.

continua após a publicidade

De acordo os agentes que trabalham na Colônia, o crime pode ser reflexo das apreensões de drogas e armas que iriam para dentro da unidade, feitas por agentes do setor de inteligência na semana passada. “As desavenças começaram internamente durante o fim de semana. Ontem, planejaram essa fuga para matar dois presos e, sem que eles soubessem, os convidaram para fugir junto. Um deles era este João Paulo. Do outro, ainda não sabemos, mas o corpo logo deve aparecer”, declarou um agente, que quis manter a identidade em sigilo.

Silêncio

João Paulo apresentava também marcas de agressão pelo corpo. Perto do cadáver foi encontrada uma blusa verde e outra preta, além de um boné preto e um par de luvas. A família dele esteve na delegacia da cidade para pegar os documentos necessários para liberação do corpo no Instituto Médico-Legal e prestou depoimento.

O delegado Guilherme Wall Fagundes, preferiu não dar declarações sobre o caso. Apenas informou, por meio da assessoria da Polícia Civil, que o crime é encarado como homicídio comum, sem relação com a Colônia, isso porque, segundo o informe, o Departamento de Execução Penal (Depen), ainda não entrou em contato com a delegacia.

continua após a publicidade