Tá acabando?

Deputados paranaenses aprovam, em 1° turno, desobrigação do uso de máscaras em locais abertos

assembleia legislativa do parana
Foto: Átila Alberti / arquivo Tribuna do Paraná.

Por 45 votos a 6, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em 1.º turno, nesta terça-feira (15), o projeto de lei 76/2022, que desobriga o uso de máscaras em locais abertos em todo o Estado. A previsão da segunda votação é para esta quarta-feira (16). Além da necessidade da segunda votação, para a desobrigação do uso de máscaras ao ar livre entre em vigor, o Governo do Paraná ainda terá que redigir um decreto com as novas regras para as medidas contra a covid-19.

A iniciativa, encaminhada pelo Governo do Estado no início desta semana, revoga a Lei n° 20.189, de 28 de abril de 2020, e foi aprovada ainda na manhã desta terça pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), sendo enviada ao plenário no início da tarde para primeira votação.

+ Leia mais: Leilão da Setran terá 23 veículos com lances iniciais a partir de R$ 700; É até sexta-feira

A urgência da aprovação foi adiantada pelo secretário de saúde, Beto Preto, que afirmou que o governo pretendia que a medida começasse a vigorar a partir dos dias 16 e 17 de março. Na justificativa do projeto, o governador Ratinho Junior defende que a medida é necessária “considerando o cenário epidemiológico, informado pela Secretaria do Estado da Saúde, que aponta o amplo quadro de vacinação da sociedade paranaense, além do baixo índice de ocupação dos leitos hospitalares exclusivos para o atendimento à Covid”

No último boletim epidemiológico, divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), o Paraná registrou 1.650 novos casos na última segunda-feira (14), além de 21 mortes em decorrência da covid-19.

LEIA TAMBÉM:

>> Espetáculo de humor em Curitiba arrecada fundos para Hospital Cajuru

>> Remédio para tratar atrofia espinhal muscular é incluído no SUS

Desde o início da pandemia, os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Estado soma 2.372.304 casos confirmados e 42.448 mortos pela doença. Segundo a Sesa, a taxa de recuperação da covid entre os paranaenses é de 81%.

E Curitiba?

A secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, anunciou, na última segunda-feira (14), que o prefeito Rafael Greca deve enviar à Câmara Municipal, nos próximos dias, um projeto de lei que também revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos.

“Nós já atingimos os parâmetros que permitiriam a liberação do uso de máscaras em ambientes externos. Estamos com 73 casos por 100 mil habitantes, que é bem abaixo dos 200 casos por 100 mil sugeridos pelo CDC, e nossa positividade tem caído, fatores que nos permitem essa tomada de decisão”, afirmou Huçulak.

Mariana enfrenta João Pedro
Renascer

Mariana enfrenta João Pedro

Blandina manipula Quinota
No Rancho Fundo

Blandina manipula Quinota