Alep

Deputada pede substituição de parlamentar na CCJ após faltas em reuniões

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

O deputado Ricardo Arruda (PL) pode perder a vaga na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) após faltar em quatro sessões. Com a justificativa das ausências, a deputada Ana Júlia (PT) fez um pedido de substituição do parlamentar.

Na solicitação, a parlamentar argumenta que o “Regimento Interno da Assembleia, no Artigo 78, determina a perda do cargo na Comissão em caso de ‘perda de lugar’, caracterizada pela falta de três reuniões ordinárias consecutivas”. 

Além disso, o pedido afirma que a CCJ já se reuniu sete vezes em 2025 e que Arruda compareceu em apenas duas sessões. “A participação ativa dos membros é fundamental para o andamento dos trabalhos legislativos e a análise das matérias em pauta. A ausência recorrente compromete a eficiência e a representatividade da comissão”, afirma Ana Júlia.

O pedido foi encaminhado ao presidente da CCJ, deputado Ademar Traiano (PSD), para que seja levado à Mesa Executiva da Casa.

O que diz Ricardo Arruda

Por meio de nota para a Tribuna do Paraná, o deputado Ricardo Arruda disse que é “alvo de perseguições políticas orquestradas pelo PT. Após um processo movido pela Senadora Gleisi Hoffmann, agora é a vez do requerimento infundado da Deputada Ana Júlia”.

Ainda conforme a nota, o deputado afirmou que na próxima segunda-feira (07), “apresentará a verdade dos fatos e demonstrará que mais essa tentativa de prejudicar seu mandato não terá sucesso”.

O que é a CCJ?

A Comissão de Constituição e Justiça emite parecer sobre os aspectos constitucionais, legais, jurídicos e de técnica legislativa da grande maioria dos projetos que tramitam na Assembleia Legislativa do Paraná, com exceção, por exemplo, das Propostas de Emenda à Constituição. A pauta da CCJ é composta por projetos que serão apreciados pelos deputados membros antes de serem votados em Plenário.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna