Os moradores do bairro Caximba, em Curitiba, não convivem mais com o cheiro forte de lixo desde o fechamento do aterro sanitário localizado na região. O encerramento das atividades do aterro da Caximba ocorreu em novembro do ano passado. Apesar disto, os moradores continuam preocupados. Desta vez, com outro movimento de depósito de resíduos que vem crescendo nos últimos meses. Há terrenos na região recebendo entulho de maneira irregular. São vistos caminhões diariamente passando pelo bairro e depositando o conteúdo de caçambas nestas áreas.

continua após a publicidade

Os moradores já identificaram sete empresas diferentes fazendo o descarte irregular. Alguns moradores também encontraram resíduos domésticos e lixo hospitalar dentro destas caçambas que estão sendo direcionadas para o bairro. O material é jogado nos terrenos sem qualquer separação ou tratamento. O Ministério Público (MP) do Paraná foi informado pelos moradores sobre a situação e agora a comunidade aguarda providências.

O MP, por meio de assessoria de imprensa, confirmou que as informações enviadas pelos moradores à Promotoria do Meio Ambiente de Curitiba foram recebidas e serão analisadas.

Fiscalização

continua após a publicidade

Sobre as áreas que estão recebendo irregularmente entulho no bairro Caximba, a Prefeitura de Curitiba se comprometeu em enviar fiscais para verificar a situação. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a limpeza pública municipal recolhe até meio metro cúbico de entulho por solicitação do responsável pelo resíduo. Acima deste volume, o gerador fica com a responsabilidade pelo destino correto deste tipo de resíduo. As empresas contratadas para este fim devem destinar o material para uma área privada licenciada ou para uma usina de reciclagem.