Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) desenvolvem projeto educativo, em parceria com escolas de todo o Paraná, para alertar sobre as consequências do uso de drogas. Profissionais do Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação (Cape) da Denarc ministram palestras em colégios e distribuem cartilhas explicativas, uma específica para os estudantes e outra para os professores.
Nesta semana, a palestra foi para estudantes do Colégio Dom Orione, em Quatro Barras. Aproximadamente 300 adolescentes participaram das explicações sobre os riscos do uso de bebida alcoólica, cigarro, maconha, crack, ecstasy e outras drogas.
Tabu
“É importante deixar o tabu de lado e conversar sobre o tema em sala de aula, porque a facilidade na obtenção das drogas é muito grande”, diz a coordenadora do projeto, a policial civil Maria Cristina Venâncio. “Eles precisam perceber que, quando a droga chega, a saúde, a família, o emprego vão embora”.
As palestras só são ministradas em escolas que já fazem trabalho prévio de conscientização sobre os riscos das drogas, para que a compreensão seja mais ampla. As escolas que querem iniciar parceria com a Denarc ou tirar dúvidas podem entrar em contato pelo telefone (41) 3321-1920.