Um “degrau” apareceu na faixa de areia da praia de Matinhos, Litoral do Paraná, onde a obra de alargamento segue sendo realizada. Um vídeo postado nas redes sociais no domingo (20) mostra como ficou o local.
A Tribuna entrou em contato com o governo do Paraná e de acordo com a equipe, responsável pelas obras, esse desnivelamento é uma acomodação natural em razão da nova areia usada para a engorda da faixa de praia, na região entre o Balneário de Matinhos e a Praia Central.
+ Leia mais: Foragido é preso no Paraná por homicídio cometido há 14 anos em Curitiba
“Haverá um nivelamento da areia com o andamento da obra. Ao fim da revitalização da Orla, toda a faixa de praia estará em um mesmo nível”, explicou a equipe, em nota.
Veja o vídeo postado pela página Linda Matinhos:
Mesmo fenômeno em SC
Em outubro do ano passado, um fenômeno semelhante ocorreu em Balneário Camboriú, praia de Santa Catarina que também realizou obra de alargamento da faixa de areia. Na época, a prefeitura explicou que o desnível na areia, o “degrau”, foi ocasionado pela ação das ondas mais fortes.
Ainda de acordo com a prefeitura, esse desnível é chamado de escarpa e pode ocorrer em qualquer praia.
+ Leia também: Ratinho Junior manda mensagem e oferece ajuda após chuvas no Litoral de São Paulo
Em Balneário Camboriú, o planejamento da obra de engorda da orla já previa o prazo de um ano a um ano e meio para ocorrer um desequilíbrio na areia.
Obras em Matinhos
Também em outubro de 2022, após quatro meses de trabalhos, foi oficialmente encerrada a primeira fase da engorda da praia de Matinhos.
Uma extensão de 6,3 quilômetros, do Canal da Avenida Paraná até o Balneário Flórida, foi alargada, com a faixa de areia passando a ter 100 metros de largura. A dragagem começou em junho do ano passado e a praia chegou a ficar interditada desde abril para a instalação dos dutos.