Pacientes do programa Amigo Especial, que garante atendimento odontológico para pessoas com algum tipo de deficiência, estão sendo atendidos no centro cirúrgico do Hospital do Idoso sempre que o caso exige anestesia geral. A medida é fruto de uma parceria entre o hospital e a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, e visa assegurar maior eficácia ao tratamento.
O programa funciona na Unidade de Saúde Amigo Especial, no bairro Campo Comprido, e atende pessoas com algum tipo deficiência encaminhadas pelas unidades de saúde do município . Alguns procedimentos mais complexos, invasivos ou de maior duração podem deixar os pacientes inquietos e não cooperativos, dificultando o atendimento pelo cirurgião dentista. Nesses casos, é indicada a intervenção sob anestesia geral.
Com a parceria, o Hospital do Idoso fica responsável pelo atendimento pré-anestésico e anestésico, pelo serviço de esterilização dos materiais e pela cessão do espaço. “Fizemos uma adaptação em nosso mobiliário para adequá-lo ao atendimento odontológico”, explica o diretor executivo, Hermann Guimarães.
Os procedimentos são realizados por cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal do próprio programa. Para a cirurgiã-dentista Carolina Joukoski Garcia, é importante que os procedimentos com anestesia sejam feitos pelo mesmo profissional que trata o paciente na unidade de saúde. “Quando falamos de pacientes com deficiência, o vínculo é muito importante, pois este profissional já conhece o histórico do paciente e o seu comportamento”, explica a dentista.
O primeiro atendimento no Hospital do Idoso aconteceu no último dia 7 e incluiu restaurações e extração. A partir de agora esses atendimentos devem ocorrer todas as sextas-feiras.