A semana começa com sol e sem mudanças significativas nas condições do tempo no Paraná. A partir de sexta-feira (23), porém, a aproximação de uma frente fria ganha força e provoca queda na temperatura e chuva, segundo a previsão do tempo para Curitiba.
De acordo com o Simepar, a massa de ar quente e seco permanece atuando sobre praticamente todas as regiões paranaenses nesta segunda-feira (19), mantendo o tempo estável. No período da tarde, várias cidades devem superar os 30 ºC. Exceção fica por conta da região do Litoral, setor onde a presença de nuvens baixas/nevoeiros mantém as temperaturas amenas. Para Curitiba, a máxima para a segunda pode bater 28ºC.
Segundo Lisandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, a virada no tempo em Curitiba ocorre, de acordo com a previsão do tempo para Curitiba, depois de quinta-feira (22). A partir de sexta-feira (23), vai ocorrer uma mudança com a chegada do frio.
“De quinta para sexta tem o avanço de uma frente fria que consegue romper essa massa, e deixa o tempo mais estável. O fim de semana vai ser de frio”, alertou o meteorologista. Na previsão do tempo em Curitiba para dez dias a capital poderá ter mínima de 8ºC no sábado (24) e mais variações no tempo.
Perigo de incêndios em Curitiba
A baixa umidade relativa do ar aliada com o tempo seco em Curitiba têm proporcionado um “lindo” pôr do sol (e também nascer do sol). Essas condições, porém, aumentam consideravelmente o risco de incêndios florestais. Além disso, queimadas na Amazônia prejudicam a qualidade do ar mesmo com a grande distância.
“A baixa umidade relativa faz com que a qualidade do ar seja prejudicada e chega ao Paraná material de queimada da Amazônia. Surgem focos no incêndio em todas as regiões”, alertou Lisandro. Nos últimos dias, tivemos dois casos em Curitiba de problemas relacionados ao tempo seco, um próximo ao zoológico e outro no Contorno Norte. Ninguém saiu ferido.