Curitiba foi a cidade com maior redução do número de passageiros no transporte coletivo em 2015. Com queda de 8% em relação a 2014, a quantidade de usuários baixou de 231,7 milhões para 213,1 milhões. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

continua após a publicidade

Em todo o país, de acordo com a NTU, os ônibus deixaram de transportar 900 mil passageiros por dia nas 16 grandes cidades analisadas, o que representa retração de 4,2% no período. É o maior recuo na década e o quarto ano seguido de perda.

A NTU atribui a redução no total de passageiros à crise econômica, que causa desemprego e, portanto, diminui as viagens de trabalhadores. Também contribui para a baixa o maior número de pessoas que opta por se deslocar a pé.

Segundo a entidade, a redução do número de passageiros faz as receitas das empresas despencarem, gerando um descompasso entre os custos e as despesas. “Esse é um importante ponto para o equilíbrio do sistema, sem o qual ocorre perda de investimentos no transporte, com consequentes prejuízos à população”, destaca, em nota.

continua após a publicidade