Shows, palestras, oficinas, aulas, terapias, música, meditação, feira gastronômica fazem parte da programação da primeira edição da Parada Zen de Curitiba — movimento artístico e cultural que promove a reflexão, a elevação e consciência e a paz. O evento acontece nos dias 19 e 20 de novembro na Pedreira Paulo Leminski, com diversas atividades gratuitas voltadas para a promoção da paz social, integração com a cidade, consciência individual e coletiva, além de cuidados com alimentação, corpo e mente.
A Parada Zen tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba e ocorre paralelamente à Corrente Cultural 2016 e ao I Congresso Internacional de Felicidade, que será realizado na Ópera de Arame.
“A ideia da Parada Zen surgiu a partir da energia do I Congresso Internacional de Felicidade para conectarmos um movimento artístico e cultural de elevação de consciência e paz. A Feira tem uma possibilidade criativa mais ampla e tem entrada gratuita como uma forma de incluir todos aqueles que buscam autoconhecimento e bem estar”, conta o coordenador do evento, Gustavo Oliveira.
Serão diversas atrações desde a manhã até a noite, tanto no sábado quanto no domingo. Além disso, o evento terá uma feira gastronômica e a I Feira Quântica com produtos, serviços e lançamento de livros com presença e autógrafos dos autores.
O local será coberto e terá espaços com mesas e cadeiras. A entrada é gratuita.
Você sabia? A palavra “zen” surgiu na China, no século VI, como uma ramificação do budismo, e referia-se à meditação voltada para o discernimento, a contemplação da realidade com tranquilidade. Difundida no Japão no século XII, adquiriu um significado, mais tarde conhecido em todo o ocidente, relacionado às práticas cotidianas que levam a um modo de vida equilibrado, que proporciona paz interior, comunitária e social.
FEIRA QUÂNTICA
O evento faz parte da Parada Zen. Terá exposição de diversos serviços de terapias integrativas, atendimentos gratuitos, venda de produtos e ferramentas para você ter uma vida mais saudável, com energia mais elevada e maior bem-estar. Também estarão disponíveis os livros dos palestrantes do I Congresso Internacional de Felicidade.
Conheça um pouco das atrações da Parada Zen
TAO Orquestra:
Septeto formado em Florianópolis, a Tao Orquestra desenvolve música instrumental autoral influenciada pelos múltiplos caminhos musicais trilhados por seus integrantes. O grupo conta, à semelhança das orquestras, com naipes de cada uma das famílias instrumentais: sopros, cordas e percussão. Suas composições baseiam-se em técnicas contrapontísticas, valorizando a sobreposição de melodias, a construção de texturas e a utilização de ostinatos rítmico-melódicos. A diversidade de instrumentos tocada por seu integrantes disponibiliza uma rica paleta sonora utilizada nas composições, que incluem elementos de tradições musicais brasileiras, indianas, africanas, rock, jazz e música erudita. Outra característica da Tao Orquestra é a realização de sua apresentação na forma de um continuum sonoro ininterrupto, no qual os temas são entremeados por seções improvisadas que criam ambiências sonoras, preparando o ouvinte para a sequência do ciclo.
Wahari Bunaural:
Wahari apareceu em Curitiba-PR no ano de 1995, buscando uma sonoridade própria através da experimentação e combinação de instrumentos de diversos timbres: viola de dez cordas, cítara, violão de sete bocas, violão folk, guitarra elétrica, vasos de cerâmica, bongô, berimbau, efeitos de percussão e sons de natureza psicoacústica. O grupo realiza um trabalho de síntese musical, integrando várias expressões como a moda de viola, o baião, o blues, e a música oriental. Acredita na produção de uma música criativa e ecumênica, sem barreiras geográficas, acadêmicas ou culturais.
Fabrício Ahau:
É musico e compositor, estudante de música na Udesc Sc. Atualmente está gravando seu primeiro CD, projeto intitulado “TUDO NOSSO”. Em suas canções, um ritmo brasileiro é a base para uma mensagem de paz, alegria e gratidão por estar vivo.
DJ Bibba Pacheco:
Musicista, Escritora, Mestre de Yoga/Educadora de Saúde&Bem-Estar, Mestre de Reiki e DJ internacional, Bibba Pacheco é detentora de uma das mais extraordinárias carreiras que uma artista ligada ao segmento da música eletrônica pode alcançar. Seu talento excepcional vem com uma formação acadêmica brilhante: Bacharel em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Film/Cinematography/EUA, com diplomas em Psychology Coach pela Harvard University/EUA, Mestre de Yoga pela Chopra University/EUA, Mestre de Reiki certificada pela Spiritual Intuitive Reiki Energy Healing/EUA, Teoria da Música/Piano Clássico e Produção de Música Eletrônica – AIMEC.
Angelo Esmanhoto:
Diretor musical do projeto “FLUXO PASTELALIA VIRIDICTA”, no qual o próprio toca guitarra e é acompanhado por Paulo Henrique de Almeida no sax, Ivan Wolkoff na bateria e Vanderlei Lima no contrabaixo. Neste trabalho, Esmanhotto cria uma conexão direta entre música e felicidade, ou nas suas palavras, “situações sonoras onde a música representa o sentimento de felicidade, a sua presença bem como sua ausência.” Este encontro musical dá liberdade aos músicos para improvisarem sobre escalas musicais pré-definidas e proporciona ao público uma experiência única, pois na apresentação estarão implícitas a flexibilidade e a inventividade.
Nanan:
Músico, professor e ambientalista. Vê na música a oportunidade de expressar sua autobiografia, sua vivência, sua medicina, com um olhar amoroso http://www.congressodefelicidade.com.br/parada-zen à Mãe Natureza e ao nosso mundo. Mescla em suas composições regionalismo e ancestralidade. Entre arte e artesania, é artista e artífice. Participa de diversos projetos musicais em Curitiba, onde também se dedica à confecção e restauração de instrumentos musicais em madeira. Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná, já atuou como pesquisador em diversos projetos ambientais, e tem difundido a permacultura na capital e litoral paranaenses desde seu regresso do Hawai’i, em 2011.
* Confira a programação completa da Parada: www.congressodefelicidade.com.br/parada-zen