Criada há 50 anos pelo decreto municipal nº 30, a CIC se prepara para ter a sua Rua da Cidadania. A obra começa a ser construída na Rua Orlando Luís Lamarca, perto do novo Teatro da Vila, e vai abrigar, entre outros diferenciais, a estrutura da Administração Regional.
A Regional CIC ocupa uma área 63,4 milhões de metros quadrados. Isso representa 14,59% do território do município e faz dela a maior entre as dez Regionais Administrativas em que a cidade está dividida.
+ Leia mais: Quais multas de trânsito podem ser transformadas em advertência?
Há exatos 18 anos, esse polo de serviços públicos funciona em um imóvel alugado na Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, no bairro Cidade Industrial. Desde 2017, a administração da Regional CIC está a cargo do engenheiro civil Raphael Keiji Assahida.
É aí que atuam, atendendo o público, os núcleos regionais das secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional; Educação; Saúde; Esporte, Lazer e Juventude; Finanças; e Urbanismo.
Além destes órgãos, estão instalados no local escritórios da Cohab (Companhia de Habitação Popular), Agência Curitiba, Fundação Cultural e Fundação de Ação Social. Também estão presentes Conselho Tutelar, Sine (Sistema Nacional de Emprego), Espaço Cidadão e Instituto de Identificação do Paraná. Toda essa estrutura será transferida para o novo endereço, tão logo a obra esteja pronta.
LEIA MAIS:
>> IPTU 2023 de Curitiba: saiba como gerar o boleto para o pagamento
É para a Regional CIC que, desde 29 de março de 2005, vão os moradores dos quatro bairros que a formam – Cidade Industrial, Augusta, Riviera e São Miguel – em busca de atendimento descentralizado. É de lá, também, que partem os gestores do órgão para visitas diárias às comunidades. Até a criação da Regional, seus atuais 207 mil habitantes (projeção para 2020) eram atendidos pela Regional Pinheirinho.