Arte e adoração

Curitiba tem dois quilômetros de tapetes decorados para a celebração de Corpus Christi. Veja!

Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Depois de dois anos, os tradicionais tapetes de Corpus Christi e os fiéis retornaram as ruas de Curitiba nesta quinta-feira (16). A comemoração deve reunir 90 mil pessoas durante todo o dia, que terá uma programação variada e com novidades.

A confecção dos tapetes de Corpus Christi começou às 7h da Rua Barão do Serro Azul, perto da Praça Tiradentes, até o fim Avenida Cândido de Abreu (Praça Nossa Senhora da Salette). Várias paroquias da capital estão reunidas e irão formar um tapete de aproximadamente dois quilômetros.

Os desenhos e frases estampados nas ruas são feitos com materiais como serragem, papéis coloridos, pedras tingidas e outros materiais. Eladir Aparecida Mueller, 67 anos, da Paróquia Santo Antônio, no bairro Boa Vista, esse retorno é especial depois de dois anos. “É uma alegria muito grande de voltar e mostrar nossa fé na Eucaristia, e principalmente, agradecer. O dia está maravilhoso e pretendo ficar até a Missa”, disse Eladir.

Os desenhos mais tradicionais são aqueles ligados a Eucaristia, vocações, os padroeiros das comunidades, Palavra de Deus e Espírito Santo e Nossa Senhora. A previsão é que até às 12h todo o trajeto esteja finalizado.

+Leia mais! Não vacile! Celebração do Corpus Christi altera trajeto de ônibus em Curitiba. Veja linhas afetadas!

 “É uma alegria muito grande de voltar e mostrar nossa fé na Eucaristia, e principalmente, agradecer”, disse Eladir.
“É uma alegria muito grande de voltar e mostrar nossa fé na Eucaristia, e principalmente, agradecer”, disse Eladir. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Novidade para 2022

Em 2022, a novidade serão as cenas vivas sobre a Eucaristia, ao longo do trajeto, durante a procissão. As encenações serão interpretadas por atores profissionais e amadores de grupos teatrais das paróquias.

Seis passagens bíblicas serão representadas: Encontro de Jesus com a Samaritana; Bodas de Caná; Lava-pés; Multiplicação dos pães; Discípulos de Emaús e Santa Ceia.

Serão cenas mudas, somente com gestos, com início, meio e fim, retratando a respectiva passagem bíblica. Como o tempo de representação de cada passagem é curto, entre 3 e 5 minutos, serão repetidas quantas vezes forem necessárias.

Outras atrações

Como a programação se estende pelo dia todo, o evento terá uma praça de alimentação com Food Trucks no estacionamento do Tribunal do Júri. Para quem desejar receber o Sacramento da Reconciliação, diversos padres atenderão confissões, das 8h às 14h30, na Praça 19 de Dezembro. No mesmo lugar, voluntários se encontrarão para fazer um trabalho de atendimento e escuta aos moradores em situação de rua das redondezas, oferecendo um kit lanche e palavras de carinho.

Para às 15h, Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano, irá presidir a Santa Missa na praça Tiradentes. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento segue pelos tapetes na avenida Cândido de Abreu, até a praça Nossa Senhora da Salette.

Ao final do evento, todos os participantes são convidados a participarem do show com o padre Reginaldo Manzotti.

Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.
Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna