Depois de dois anos, os tradicionais tapetes de Corpus Christi e os fiéis retornaram as ruas de Curitiba nesta quinta-feira (16). A comemoração deve reunir 90 mil pessoas durante todo o dia, que terá uma programação variada e com novidades.
A confecção dos tapetes de Corpus Christi começou às 7h da Rua Barão do Serro Azul, perto da Praça Tiradentes, até o fim Avenida Cândido de Abreu (Praça Nossa Senhora da Salette). Várias paroquias da capital estão reunidas e irão formar um tapete de aproximadamente dois quilômetros.
Os desenhos e frases estampados nas ruas são feitos com materiais como serragem, papéis coloridos, pedras tingidas e outros materiais. Eladir Aparecida Mueller, 67 anos, da Paróquia Santo Antônio, no bairro Boa Vista, esse retorno é especial depois de dois anos. “É uma alegria muito grande de voltar e mostrar nossa fé na Eucaristia, e principalmente, agradecer. O dia está maravilhoso e pretendo ficar até a Missa”, disse Eladir.
Os desenhos mais tradicionais são aqueles ligados a Eucaristia, vocações, os padroeiros das comunidades, Palavra de Deus e Espírito Santo e Nossa Senhora. A previsão é que até às 12h todo o trajeto esteja finalizado.
+Leia mais! Não vacile! Celebração do Corpus Christi altera trajeto de ônibus em Curitiba. Veja linhas afetadas!
Novidade para 2022
Em 2022, a novidade serão as cenas vivas sobre a Eucaristia, ao longo do trajeto, durante a procissão. As encenações serão interpretadas por atores profissionais e amadores de grupos teatrais das paróquias.
Seis passagens bíblicas serão representadas: Encontro de Jesus com a Samaritana; Bodas de Caná; Lava-pés; Multiplicação dos pães; Discípulos de Emaús e Santa Ceia.
Serão cenas mudas, somente com gestos, com início, meio e fim, retratando a respectiva passagem bíblica. Como o tempo de representação de cada passagem é curto, entre 3 e 5 minutos, serão repetidas quantas vezes forem necessárias.
Outras atrações
Como a programação se estende pelo dia todo, o evento terá uma praça de alimentação com Food Trucks no estacionamento do Tribunal do Júri. Para quem desejar receber o Sacramento da Reconciliação, diversos padres atenderão confissões, das 8h às 14h30, na Praça 19 de Dezembro. No mesmo lugar, voluntários se encontrarão para fazer um trabalho de atendimento e escuta aos moradores em situação de rua das redondezas, oferecendo um kit lanche e palavras de carinho.
Para às 15h, Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano, irá presidir a Santa Missa na praça Tiradentes. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento segue pelos tapetes na avenida Cândido de Abreu, até a praça Nossa Senhora da Salette.
Ao final do evento, todos os participantes são convidados a participarem do show com o padre Reginaldo Manzotti.