Vento batendo e tempestade chegando no Paraná. Uma frente fria avança, chega ao estado e encontra um ambiente aquecido, condição perfeita para aumentar o risco de temporais.
Um alerta vermelho, de grande perigo para acumulado de chuva emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se confirmou e já provocou estragos no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (26).
Calor antes da virada no tempo
Nesta quinta, o dia vai ser de calor em Curitiba com possibilidade de 31°C, inclusive com comunicado de atenção por parte do Inmet. A partir dessa formação com a chegada da frente fria, o tempo mudará radicalmente.
Segundo o Simepar, embora as tempestades possam provocar danos em algumas regiões, a chuva contribui para diminuir o impacto da fumaça das queimadas na qualidade do ar.
Chuva e queda na temperatura
Durante a sexta-feira (27) ainda é esperada chuva entre o leste e o norte do Paraná. Porém, o risco de temporais diminui bastante. Chuvas fracas e ocasionais, com poucas trovoadas.
Com isso, vai existir um declínio na temperatura em Curitiba, onde a mínima vai ser de 14°C e no fim de semana, de 12°C.
Estragos no RS
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as condições climáticas severas resultaram até a noite de quarta-feira (25), em 560 desalojados e 299 desabrigados.
Para essa quinta-feira, um alerta de perigo de tempestade está ativo na maior parte do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O dia deve ser marcado por chuva volumosa, granizo e ventos com rajadas de até 70 km/h, mas que podem passar deste número em algumas regiões.
Em maio, o Rio Grande do Sul foi atingido por uma grande enchente. Centenas de pessoas foram atingidas e 183 morreram.