Com a chegada do inverno, o Sul do Brasil, mais especificamente Curitiba, ficou mais atraente para quem gosta de curtir o frio. Conhecida como uma das capitais mais geladas do país e eleita uma das 10 melhores cidades para se visitar nesse período (dados do Ministério do Turismo), o inverno curitibano registrou número recorde de turistas em 2022. Com uma programação especial de shows, feiras públicas e festivais, promovida pela prefeitura da cidade, a capital paranaense registrou um  crescimento de 35% no número de turistas e um faturamento 70% maior se comparado a 2021. 

continua após a publicidade

O NH Curitiba The Five, primeiro hotel da rede espanhola NH Hotels no Brasil, acompanhou o crescimento e registrou números surpreendentes. “Quando comparamos com o mesmo período de 2021, a recuperação do primeiro semestre foi excepcional. Registramos um aumento de 400% em faturamento, 401% aumento do número de quartos ocupados e 377% em número de hóspedes. 

LEIA TAMBÉM:

>> Encontro de brechós em Curitiba reúne 35 expositores e tem peças a R$ 5

continua após a publicidade

>> Carcaça de Baleia-jubarte de 11 metros encalha em praia de Guaratuba

Em números reais, tivemos cerca de 10.000 hóspedes no primeiro trimestre do ano. Neste segundo trimestre, com clima mais ameno, houve um acréscimo de 15% no fluxo de pessoas. Os principais perfis de hóspedes neste inverno são de famílias brasileiras e grupos de amigos em viagens domésticas e internacionais”, relata o diretor do hotel, Antônio de Albuquerque. “Comparando com um cenário mais equilibrado, pré-pandêmico, houve um crescimento de 13% em número de hóspedes e 7% em número de quartos vendidos. A diária média no mesmo período cresceu em 20%”, complementa. O porta-voz credita o aumento a três fatores: reaquecimento da economia regional, maior volume de turistas aos fins de semana e retomada da realização de eventos corporativos.

continua após a publicidade

O turismo corporativo se mostra ainda mais promissor. Dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), indicam que o setor faturou aproximadamente R$ 900 milhões somente em março deste ano. Ainda de acordo com a organização, os deslocamentos vinculados aos negócios representam 60% dos bilhetes aéreos emitidos no Brasil. No primeiro semestre de 2022, os hóspedes em viagens corporativas corresponderam a 65% do fluxo no NH Curitiba The Five. Para o segundo semestre, as reservas deste segmento já são expressivas. “Esperamos aproximadamente 17.000 hóspedes viajando a trabalho e nossa agenda de reservas para eventos corporativos já está 70% ocupada. Outro fenômeno interessante é o “bleisure”, quando o trabalho se une ao lazer. Já percebemos um aumento nos hóspedes que viajam a trabalho e com parentes que acompanham para turismo”, complementa o diretor. 

Geração de empregos em ritmo de alta 

Levantamento do painel Monitora Turismo e CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil) mostra que a geração de empregos no setor de turismo registrou aumento de 42,3% no primeiro semestre do ano quando comparado com o mesmo período do ano passado. O hotel curitibano reforça a crescente: o quadro de colaboradores cresceu 40%, em especial nas equipes de governança, cozinha e restaurante. “Resultam em um saldo de 30 contratações diretas e indiretas”, complementa Antônio. A previsão segue positiva e o diretor projeta expandir em mais 15% o número de funcionários, uma vez que o segundo semestre tradicionalmente concentra maior número de eventos corporativos.

Segundo semestre com saldo ainda mais positivo

O NH Curitiba The Five está otimista para o segundo semestre, com expectativa de ampliação ainda neste ano de 20% a 25% do fluxo de pessoas e faturamento. Os dados levantados pelo Ministério do Turismo na Pesquisa de Sondagem Empresarial com Agências e Operadores de Turismo no Brasil apontam para o mesmo sentido: sete em cada dez (71,5%) agências e operadoras estimam uma demanda maior de turistas até o final do ano. Em relação ao faturamento, 67,7% dos empresários esperam aumento nos ganhos.

“O hábito de viajar em família reforçou o turismo de lazer e cultural em Curitiba. O NH Curitiba The Five registrou um aumento considerável de um público que busca conforto, segurança e diversão aliada a uma gastronomia contemporânea”, finaliza Antônio.