Curitiba teve neste domingo (12), a temperatura mais quente de 2023. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento do Paraná (Simepar), o calor chegou a 34,8°C, ultrapassando a marca de 33,3°C, atingida no dia anterior. O terceiro dia mais quente foi dia 24 de setembro, quando o termômetro marcou 33,1°C.
Além de Curitiba, o domingo também manifestou recordes em cidades do Litoral do Paraná. Guaraqueçaba bateu 42,1°C, a campeã na região, seguida de Antonina com 41,6°C, e depois Morretes com 40,5°C.
+ Veja também: Sete pessoas se afogam no litoral do Paraná; criança de 7 anos desapareceu
Na Região Metropolitana, em Fazenda Rio Grande, a cidade chegou no domingo com 34,9°C, um recorde histórico.
Onda de calor
Vale até a terça-feira (14), o alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia para o calor intenso na região de Curitiba e no Paraná como um todo. O alerta representa perigo para a saúde e a recomendação é que as pessoas se protejam com protetores solares e mantenham a hidratação (tomar água) em dia.
+ Leia mais: Flagramos o Kardian, novo SUV da Renault, nas ruas de Curitiba
De acordo com o Simepar, “o tempo fica abafado, mas, diferentemente do final de semana, teremos aumento da instabilidade a partir desta segunda-feira na maioria das regiões do estado. Uma frente fria evolui pelo oceano, na altura da Região Sul, alinhada a um fluxo de umidade e calor sobre essas regiões. Com isso, pancadas de chuva com trovoadas são previstas”.