Curitiba vai sediar, em 2015, a terceira edição do evento Smart City Business América Congress & Expo, o maior evento da América Latina sobre sustentabilidade das cidades. O congresso irá discutir, principalmente, as demandas relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana e geração de energia no contexto de cidades que buscam inovação. O lançamento do Smart City Business América Congress & Expo foi realizado nesta segunda-feira (01) à noite, na sede da Prefeitura de Curitiba, com a participação de secretários do município, empresários e lideranças do setor produtivo.
O presidente do Instituto Smart City Business, realizador do evento, Leopoldo de Albuquerque, diz que Curitiba foi escolhida para sediar o encontro porque está um passo a frente dos outros municípios brasileiros no caminho que leva às cidades inteligentes. Ele explica que esse é um conceito que define aquelas cidades que são adequadas e confortáveis para a população e que garantem qualidade de vida aos seus moradores.
De acordo com Albuquerque, Curitiba vai receber – de 19 a 21 de maio de 2015, no Expo Unimed Curitiba – dirigentes de grandes empresas, planejadores urbanos e prefeitos de diversos países. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, convidará governantes de 60 cidades do mundo que tenham experiências interessantes para contar sobre sustentabilidade.
Segundo Fruet, o evento promove a cidade no plano nacional e também mundialmente. “Além disso, Curitiba se consolida como palco de grandes eventos, reforça sua capacidade de receber e confirma a hospitalidade da população e dos prestadores de serviços”, disse.
O evento
O Smart City Business America Congress & Expo é realizado pelo Instituto Smart City Business, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Federação do Comércio do Paraná, Universidade Positivo e Agência Curitiba de Desenvolvimento. As duas primeiras edições do evento, em 2012 e 2013, foram realizadas em Recife (PE).
A escolha da cidade sede, de acordo com os organizadores do evento, se deu pela liderança nas novas práticas de gestão e tecnologias para a melhoria das cidades.
O incentivo à bicicleta, a criação da Via Calma na Avenida Sete de Setembro e a prioridade dada ao transporte coletivo na implantação de faixas exclusivas para ônibus são algumas das iniciativas que confirmam a inovação como tema central da estratégia de desenvolvimento em Curitiba.
Na área ambiental, o estímulo à redução da produção de lixo e ao consumo consciente significa um passo à frente. No aspecto social destacam-se a criação de um condomínio social, o tratamento médico oferecido à população de rua e o incentivo ao protagonismo jovem nos Portais do Futuro. A economia criativa e os negócios inovadores também ganham espaço na cidade, visando ao crescimento sustentável do PIB de Curitiba. No processo de revisão do Plano Diretor, a inovação ganhou uma matriz própria, indo além da discussão da “cidade tradicional” e avançando em temas relacionados ao subsolo, espaço aéreo e cidade virtual.