Curitiba irá sediar pela primeira vez, entre os dias 14 de setembro e 31 de outubro deste ano, a Bienal Brasileira de Design, que tem como tema Design, inovação e sustentabilidade e como principal parceira a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

continua após a publicidade

A cidade está recebendo, por iniciativa dos ministérios da Cultura (Minc) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o título de Capital Brasileira do Design.

“A capital paranaense nunca recebeu um evento tão grande de design. Durante a bienal, em espaços públicos e privados, é esperado um público de cerca de 350 mil pessoas”, comenta a coordenadora de projetos do Centro de Design do Paraná, Ana Brum.

No ano passado, a bienal foi realizada em Brasília (DF), em um único local. Na capital paranaense, o evento será realizado, de forma simultânea, em diversos espaços. Entre eles, o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Parque Barigui, o Jardim Botânico e a rua XV de Novembro.

continua após a publicidade

“A ideia é democratizar o acesso ao evento, fazendo com que o mesmo tenha um público diversificado. O objetivo é que as pessoas percebam que o design faz parte do dia-a-dia de todos”, diz Ana.

A bienal recebeu, no final do ano passado, a chancela do Minc, o que irá permitir aos patrocinadores a dedução do imposto de renda 100% do montante investido, por intermédio dos mecanismos da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

continua após a publicidade

 A coordenação do evento fica por conta do MDIC e do Movimento Brasil Competitivo. Mais informações sobre a bienal e patrocínio podem ser obtidos através do site www.bienalbrasileiradedesign.com.br ou e-mail bienal@centrodedesign.org.br.