A 56ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná começa oficialmente no domingo (2), mas a partir de sexta-feira (30) algumas ações em diferentes pontos da cidade preparar o público para o evento principal em Curitiba, cidade escolhida para receber o festival justamente por sua riqueza cultural. Todos os eventos do pré-Festival são gratuitos.

continua após a publicidade

As atividades pré-Festival começam na sexta-feira (30) às 19h, na Praça da Ucrânia, com degustação de prato típico ucraniano. No mesmo espaço, o público poderá assistir apresentações de grupos folclóricos do país eslavo.

No sábado (1º) às 10h, no Mercado Municipal, é a vez da gastronomia japonesa, também acompanhada de apresentações folclóricas.

Ainda na manhã de sábado, a partir das 11h, integrantes dos 17 grupos que se apresentarão no Festival farão um cortejo pela Rua XV de Novembro. Eles sairão do Teatro Guaíra com destino à Boca Maldita, nas proximidades da Praça Osório, onde apresentarão danças típicas. “É uma forma de aproximar os representantes dessas culturas da população e mostrar que também estão integrados aos nossos costumes”, destaca Ricardo Trento, produtor cultural do Festival Folclórico.

O festival

continua após a publicidade

A realização do festival se deu desde o início por meio do trabalho de grupos folclóricos locais, mas foi a partir de 1974 que esses grupos se uniram formando a Associação Inter Étnica do Paraná (Aintepar), entidade responsável por manter o evento ativo desde então, além de fomentar o trabalho dos grupos étnicos do Estado.

A presidente da Associação, Blanca Hernando Barco, enxerga no festival um grande potencial a ser explorado e uma riqueza única pela união de tantas etnias. “Temos aqui algo que não se vê em outro lugar: uma diversidade intensa de grupos étnicos dentro de uma mesma cidade”, explica a dirigente.

continua após a publicidade

Esta edição do Festival está sendo realizada por meio de parceria da Aintepar com a Trento Edições Culturais e a Unicultura, com  fomento do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba. O Festival acontecerá no Centro Cultural Teatro Guaíra, com apresentações de grupos étnicos boliviano, espanhol, germânico, grego, holandês, italiano, japonês, polonês, israelita e ucraniano, além de um grupo indígena, convidado especialmente para a abertura.

Abertura oficial

 

A abertura oficial do evento acontece no domingo (2), às 19h, no Teatro Guaíra, com espetáculo de Grupo Indígena especialmente convidado e breve apresentação dos demais grupos folclóricos, numa pequena mostra do que será exibido nas próximas noites do Festival.

As exibições vão até o dia 13, no Guaíra e no Guairinha. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e pelo Disk Ingressos (3315-0808) e custam R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira).