Curitiba está entre as grandes cidades do mundo premiadas pela edição 2010 da competição World Design Capital – Capital Mundial do Design (WDC) – realizada em Seul, na Coréia do Sul. Apenas 36 cidades de 18 países foram selecionadas.
“É o reconhecimento do esforço que fazemos juntos, Prefeitura e população, para construção da Curitiba do futuro”, diz o prefeito Luciano Ducci.
A capital paranaense foi escolhida na categoria Política de Desenvolvimento Urbano e é citada como uma cidade que tem “um plano diretor para orientar o crescimento, contemplando transportes, circulação, uso da terra e meio ambiente de forma integrada”.
A WDC mostra exemplos de cidades que, através de políticas públicas, mudam seu design melhorando a qualidade de vida dos moradores e criando alternativas econômicas ao mesmo tempo.
De acordo com a WDC, o plano diretor de Curitiba inclui ainda medidas de “preservação de áreas verdes e das heranças históricas e culturais”.
O prêmio reconhece que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) continua trabalhando em busca de sustentabilidade e desenvolvimento integrado.
A Linha Verde e as canaletas do expresso são consideradas exemplos de modelo urbano de transporte com suas “rápidas avenidas, pistas centrais dedicadas aos ônibus e laterais para o tráfego mais lento”.
Para concluir, Curitiba é citada ainda como “uma cidade do futuro que continuará avançando, com 40 anos de planejamento”.
A próxima edição da WDC já está confirmada em Helsinki, na Finlândia, em 2010.