Do Paraná para Flórida

Curitiba pode ganhar voo direto para Miami e centro para emissão de vistos dos EUA

Parceria entre Curitiba e Miami pode reativar possibilidade da cidade paranaense ter um posto para emissão de vistos para os EUA. Foto: Miami / @visuals.by.luis

Nesta quarta-feira (06), o condado de Miami-Dade, maior unidade administrativa do estado da Flórida, nos Estados Unidos, passou a ser a 16ª cidade-irmã de Curitiba e a quarta cidade estadunidense a assinar um acordo desta magnitude com a capital paranaense. Este foi o primeiro acordo de irmandade na atual gestão do prefeito Rafael Greca e o único nos últimos sete anos.

Como parte das negociações, as cidades concordaram em trabalhar pela retomada do voo direto Curitiba-Miami, interrompido em 2016. Além disto, discutem a instalação de um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto em Curitiba, uma demanda postulada pela Prefeitura junto à Embaixada dos EUA no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

>> Lula, Bolsonaro, Doria, Sergio Moro ou Ciro Gomes? Confira a última pesquisa

>> Semáforos com botoeiras inteligentes reduzem atropelamentos e salvam vidas em Curitiba

Na cerimônia, que ocorreu por videoconferência transmitida do Palácio Solar 29 de Março, o prefeito Rafael Greca agradeceu a prefeita de Miami, Daniella Levine Cava, pela oportunidade de aproximar as duas cidades e facilitar o intercâmbio nas mais diversas áreas de interesse mútuo.

“Com este acordo, a Prefeitura de Curitiba busca abrir oportunidades para que novos negócios se realizem e para que as duas cidades possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Essa é mais uma grande porta que se abre facilitando o relacionamento e ampliando oportunidades. Viva Curitiba e viva Miami”, disse Greca.

Daniella agradeceu a oportunidade da nova parceria. Ela é a primeira prefeita mulher do condado de Miami-Dade e supervisiona um governo metropolitano com mais de 28 mil funcionários e que atende cerca de 3 milhões de habitantes com orçamento anual de aproximadamente US$ 9 bilhões

“Nós aqui de Miami estamos muito honrados em nos tornamos cidade-irmã de uma capital que é exemplo para o Brasil e para o mundo, disse Daniella.

Para a cidade fazer esse tipo de acordo é necessária a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores, o que já foi feito. O líder do prefeito na Câmara, vereador Pier Petruzziello, agradeceu a oportunidade de Curitiba poder apresentar soluções e programas para a comunidade de Miami.

“Esta é uma conquista para Curitiba e para toda comunidade brasileira que vive em Miami. Contem conosco e com a Prefeitura como parceiros estratégicos no Brasil, juntos vamos gerar negócios, atrair investimentos e promover o desenvolvimento de nossas comunidades”, disse Pier.

Miami-Dade

O condado de Miami-Dade tem uma grande comunidade de brasileiros e latinos, além de ser uma das cidades mais visitadas por turistas nos Estados Unidos, por causa do clima quente o ano inteiro e também por suas praias.

Com um PIB de US$ 146 bilhões, é o 14º maior condado do EUA, a segunda economia que mais cresce entre as grandes cidades estadunidenses e a segunda melhor região daquele país para fazer negócios. Miami também é um grande centro financeiro de referência para a América Latina e tradicionalmente recebe imigrantes procedentes de todo o continente.

“Miami é uma potência econômica nos Estados Unidos e no mundo. Uma parceria com este ator importante é uma oportunidade que não podemos desperdiçar, em especial neste momento de retomada pós-pandemia”, afirmou o assessor Especial de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó.

Além de Miami Curitiba já possui irmandade com outras 15 cidades: Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), Guadalajara (México), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Suwon (Coreia do Sul), Treviso (Itália), Akureyri (Islândia), Changzhou e Hangzhou (China), Coimbra (Portugal), Columbus, Jacksonville e Orlando (Estados Unidos), Cracóvia (Polônia) e Himeji (Japão).

Viola expulsa Luma do restaurante
Mania de Você

Viola expulsa Luma do restaurante

Clarice repreende Juliano
Garota do Momento

Clarice repreende Juliano

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna