A prefeitura informou que, por volta das 5h, a Central Única dos Trabalhadores e integrantes da Força Sindical fecharam algumas garagens para impedir a saída dos ônibus em Curitiba, em apoio à greve geral de 2019. Além disso, segundo a prefeitura, 2 ônibus que buscam os funcionários foram sequestrados.
A Guarda Municipal e Polícia Militar do Paraná foram acionadas pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), que faz a gestão do transporte coletivo da cidade, e já foi recuperado dos 1 ônibus.
+ Veja também: Bancos em greve parcial em Curitiba.
“Eles sentaram na frente do portão para não deixar a gente entrar. Respeitamos eles, mas quem é prejudicado é a população”, disse Romualdo Teixeira, cobrador do transporte coletivo.
Na empresa Glória, no Bairro Boa Vista, somente com a chegada de viaturas da Polícia Militar, os ônibus começaram a deixar a garagem. A expectativa que a circulação das linhas volte a normalidade em no máximo uma hora.
Estações tubo sem cobrança
Diversas estações-tubo estão sem cobradores por conta da greve geral desta sexta-feira. Nos terminais e estações-tubo com cobradores, a orientação das empresas é para não cobrar, pois não há certeza de que os ônibus irão conseguir transitar.
Curitiba sem ônibus!
Por conta das manifestações da greve geral de junho de 2019, segundo a prefeitura de Curitiba, por volta das 7h, 41% da frota de Curitiba estava parada. O número subiu para 57%, às 8h12 segundo novo boletim enviado, mas baixou novamente para 35% por volta das 8h30.
Por volta das 10h30, 95 da frota estava circulando normalmente.
O eixo de integração mais prejudicado era o norte-sul, atendido por biarticulados.
Greve geral! Curitiba com ônibus parciais e BR-277 travada! Acompanhe em tempo real!