Mais simples

Curitiba modifica regra para emissão de Credencial de Estacionamento para PCDs

Agora ficou mais fácil obter a credencial para pessoas com deficiência. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Curitiba modificou as regras para a emissão da Credencial de Estacionamento Especial para pessoas com deficiência. A partir de agora não é mais necessário apresentar o laudo médico quando o beneficiário possuir o RG com símbolo da deficiência ou carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (Ciptea).

+ Leia mais: Táxi sem passageiro agora pode usar faixas exclusivas de ônibus em Curitiba; veja onde

O vereador Marcelo Fachinello (PSC) alertou o poder público através de um projeto de lei para a burocratização extrema do processo. Antes da modificação eram exigidos três documentos: documento de identificação, comprovante de residência e laudo médico que atestasse a deficiência ou dificuldade de locomoção. Porém, o laudo médico tornava-se redundante nos casos em que o documento de identificação já tem a informação da deficiência.

“Exigir o laudo médico significava que a pessoa com deficiência ou seus familiares precisavam ou contratar um médico particular, fazer uma consulta, gastar dinheiro e solicitar um Laudo, ou então, para a imensa maioria das pessoas, precisariam agendar consultas no SUS, esperar às vezes um período maior de tempo, se submeter a vários exames, para só então obter um Laudo do médico do SUS. Resumindo: essa era uma burocracia totalmente desnecessária para muitas das pessoas com deficiência que já possuem documentos que comprovam essa deficiência”, alerta o vereador.

O projeto de lei de Fachinello foi apresentado em março de 2021 para resolver essa questão, e junto a ele foram enviados também alguns requerimentos e pedidos de informação. Através das tratativas com o Poder Executivo, em especial, com os profissionais da Secretaria de Trânsito, o problema já foi resolvido antes mesmo da tramitação do projeto.

+ Veja mais: Novo saque do FGTS pode beneficiar 40 milhões de trabalhadores

“Por isso retiramos nesta segunda-feira o projeto de lei da pauta da Câmara para também desburocratizar nosso processo interno. Nosso objetivo foi cumprido e a nova regra já consta nos canais de informação da Prefeitura”, finaliza Fachinello.

Confira a nova regra para emissão de Credencial de Estacionamento Especial para pessoas com deficiência.

Para emissão da Credencial de Pessoa Com Deficiência:

  1. Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado que contenha data de nascimento e filiação;
  2. Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada (a residência deverá obrigatoriamente ser em Curitiba);
  3. Declaração médica da deficiência ou constando o grau de deficiência ou dificuldade de locomoção, bem como poderá ser utilizado o Laudo médico do Detran (caso o beneficiário seja o condutor).
    Isento de apresentação desta, quando o beneficiário possuir o RG com símbolo da deficiência ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna