Curitiba mantém referência na educação básica

Curitiba foi classificada, pela terceira vez consecutiva, como a capital com melhor ensino público de 1.ª a 4.ª série. A constatação foi feita pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC).

O índice de Curitiba chegou a 5,7, superando assim, a média nacional (4,6). Em 2007, a capital alcançou 5,1 e, em 2005, 4,7. Para a secretária municipal de Educação, Eleonora Bonato Fruet, o resultado constata o trabalho feito nos últimos anos pela secretaria.

“Temos um diagnóstico muito claro sobre tudo que estava acontecendo na educação de Curitiba nos últimos anos. Agora é importante compartilhar esse resultado com as escolas e famílias dos alunos. Esse índice superior é fruto do trabalho intenso de todos os profissionais envolvidos na educação de Curitiba”, disse.

A capital, no entanto, ainda está abaixo do índice ideal (6,0) estabelecido pelo governo Federal para 2021. O índice registrado pelo Ideb também foi considerado alto no Paraná pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Segundo o MEC, o Estado teve o melhor resultado na avaliação feita no Ensino Médio, alcançando índice de 3,9, superando o nacional: 3,4. “É um grande avanço. Com esse resultado conseguimos demonstrar a eficiência das políticas públicas implantadas ao longo dos últimos anos. No Paraná enfatizamos a valorização de quatro eixos”, explicou a secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde.

Segundo ela, a atuação da Seed é focada na gestão escolar, práticas pedagógicas, valorização dos profissionais e infraestrutura. “Tendo esses pontos estruturados, conseguimos melhorias nos resultados. O que nos deixa bastante orgulhosos, ainda mais por se tratar do Ensino Médio”, ressaltou. A meta desse ano superou a prevista para 2011: 3,6.

Segundo o Ideb, o Paraná alcançou ainda 4,1 pontos na média dos anos finais. “Esse índice também nos possibilitou ultrapassar a média prevista para 2011: 3,8 pontos”, disse a secretária.

Já nas primeiras séries da rede estadual de ensino o índice foi mantido em relação a 2007, ficando em 5,2, abaixo da meta fixada em 5,4. Segundo a secretária, a explicação está na migração dos estudantes dessa categoria para o município.

“As séries iniciais estão em regime de cessação no Estado, pois existe um regime de colaboração que determina que os municípios sejam responsáveis em oferecer o ensino dos anos iniciais”, explicou. Dos 1,4 milhão de estudantes da rede pública do Paraná, cerca de sete mil estão classificados nessa modalidade.

Lição de casa

Além de avaliar o rendimento do ensino público, o Ideb 2009 traz dados referentes à educação particular do Paraná. Segundo o estudo, nesse caso o Paraná obteve média 6,8 no ensino de 1.º ao 5.º ano, índice de 6,5 na modalidade do 6.º ao 9.º ano e 6,1 no Ensino Médio. Nas três modalidades, o Paraná superou a média nacional do ensino particular: 6,4; 5,9 e 5,6, respectivamente.

Para o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Paraná (Sinepe/PR), o resultado é satisfatório. “Tivemos uma melhora significativa se comparada com as avaliações anteriores, mas temos que avançar. Cada escola deve fazer sua lição de casa, melhorando assim cada vez mais a educação particular no Paraná”, avaliou.

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