“Curitiba”, “parque” e “cidade” são as palavras mais repetidas no plano de governo de Rafael Greca (PMN); no de Ney Leprevost (PSD), aparecem mais vezes “programa”, “Curitiba” e “desenvolvimento”. A análise mostra as palavras retiradas das citações mais recorrentes nos documentos entregues pelos candidatos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

continua após a publicidade

Maior publicador na rede de microblogs Twitter durante a campanha eleitoral em Curitiba, o perfil @neyleprevost somava 1.026 publicações, entre 8 de agosto e 2 de outubro. Apenas no dia da eleição, Leprevost tuitou 46 vezes, incluindo 38 retweets.

O mapa com as publicações do candidato do PSD coloca o nome dele em evidência, seja apenas como “Ney” (212 vezes) ou “Ney Leprevost” (122). Slogans de campanha, expressões de incentivo a eleitores e apoiadores também têm destaque.

Após o primeiro turno, “Ney” seguiu sendo a palavra mais comum, com 28 aparições. Agradecimentos, pedidos de apoio e serviços público de “saúde” também têm destaque.

continua após a publicidade

Antes do primeiro turno, @RafaelGreca33 publicou menos da metade do concorrente somava 380 publicações em média, sete postagens por dia – o número inclui 43 retweets. Palavras de ordem da campanha, como “voltacuritiba” (80 citações) e “voltagreca” (64), estão entre as mais citadas. De palavras-chaves relacionadas a propostas, “inovação” aparece 20 vezes seguida de “saúde”, com 19 citações.

No dia da votação, o candidato publicou apenas uma vez, sobre a motivação com que ingressaria segundo turno. Depois da votação, foram 181 publicações, incluindo 28 compartilhamentos. E os slogans, tão presentes no primeiro turno, praticamente sumiram.

continua após a publicidade