Transporte coletivo

Curitiba ganha 40 novos ônibus, nove deles pra atender nova linha Fagundes Varela/Fanny

Foto: Divulgação/SMCS

Além de anunciar a implantação da linha Fagundes Varela/Fanny, que vai integrar os trechos Norte e Sul da Linha Verde, a Prefeitura de Curitiba também entregou, nesta quinta-feira (7), 40 novos ônibus para a renovação da frota do transporte coletivo de Curitiba. Os novos veículos vão circular a partir de segunda-feira (11) em linhas que atendem bairros mais distantes do Centro.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Com as outras entregas já feitas desde 2017, a cidade conta com 157 ônibus novos. Neste novo pacote de ônibus são 14 micros especiais, com capacidade para 70 passageiros, e 26 comuns, para 85 passageiros – nove deles equipados com portas nos dois lados para atender a nova linha Fagundes Varela/Fanny, que será ativada em março.

A maioria dos novos ônibus vai circular em linhas que atendem bairros da região sul da cidade. São elas: Pinheirinho/CIC, Portão, Formosa, Santa Rita/CIC, Santa Rita/Pinheirinho, Capão Raso/Caiuá, Campo Alegre, Parque Industrial, Pompeia/Janaína, Bairro Novo A, Umbará, Santa Joana, Futurama, Pirineus e Bairro Novo C.

No norte da cidade, os novos ônibus serão destacados para as linhas Sagrado Coração, Alto Tarumã e Colina Verde e Hugo Lange. Estas duas últimas linhas farão embarque e desembarque na estação-tubo Fagundes Varela, que começa a funcionar em março. Por isso uma das portas dos veículos é adaptada para o nível da estação-tubo.

+Leia também: Corpo de homem desaparecido há duas semanas é achado 23 km distante de acidente

Modernização

Todos os novos ônibus contam com câmeras de segurança, motor Euro 5, menos poluente, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, informação em braile para deficientes visuais, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante. Além disso, os elevadores de acessibilidade são semiautomáticos.

“São novidades que dão mais segurança para os passageiros e melhorias significativas em itens de acessibilidade”, destacou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. De acordo com ele, mais ônibus serão entregues ao longo do ano. “Temos mais 43 já encomendados e outros que serão adquiridos para completar o compromisso de ter 450 novos ônibus até 2020”, disse Maia Neto.

Leitores filmam problemas da trincheira do Atuba. Confira as imagens!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna