Curitiba lançou uma campanha sobre a proibição aos cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vapes” e “pods”, em locais públicos e privados, de uso coletivo. A ação da prefeitura, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco (31), marcado nesta semana, estará em painéis digitais, TVs dos ônibus e em cartazes, adesivos e flyers. A ação educativa acontece também nos próximos dias, nos distritos sanitários da capital.

continua após a publicidade

A campanha informa sobre a ampliação da Lei Municipal Antifumo (13.254/2009), atualizada no final de 2023, na esteira da decisão da Anvisa que proibiu os cigarros eletrônicos em todo o país. A Lei Antifumo foi criada em 2009 e 14 anos depois, os vereadores sentiram a necessidade de atualizar a discussão. O objetivo foi sanar dúvidas sobre o uso dos eletrônicos.

“Os DEFs (Dispositivos Eletrônicos para Fumar) não foram autorizados pela Anvisa. Sabe-se que esses dispositivos fazem tão mal quanto o cigarro tradicional, com o agravante de elevar o consumo de nicotina entre os usuários, uma vez que não costumam ter cheiro ou sabor desagradável”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

“Diante desta nova realidade dos cigarros eletrônicos e da ampliação da lei municipal antifumo, entendemos que esse é um momento de retomar o assunto com a população, fazendo um novo alerta sobre os malefícios destes dispositivos”, disse a secretária municipal da Comunicação, Cinthia Genguini.

Ações programadas em Curitiba

continua após a publicidade

Distrito Sanitário do Boa Vista
No Distrito Sanitário do Boa Vista, as ações educativas acontecem nesta terça-feira (04), no Shopping Anita. O local fica na Avenida Anita Garibaldi, número 2480, no bairro Ahú.

Distrito Sanitário do Tatuquara
Já no Distrito Sanitário do Tatuquara, as atividades serão nas principais avenidas da região, na quinta-feira (06), nas ruas Odir Gomes da Rocha, Enette Dubard, Marcos Bertoldi e Presidente João Goulart.

continua após a publicidade

Distrito Sanitário do Pinheirinho
Na quarta-feira (05), acontecem ações educativas nos estabelecimentos da Avenida Winston Churchill e no Shopping Popular Capão Raso.

Distrito Sanitário do Portão
A partir de terça-feira (05), serão realizadas ações na Avenida República Argentina, do Shopping Palladium até o Shopping Água Verde.

Distrito Sanitário do Bairro Novo
Na quarta-feira (05), as equipes fazem abordagens educativas nas ruas Marte e Eduardo Pinto Rocha.

Distrito Sanitário de Santa Felicidade
Na terça-feira (04), o foco será na feira livre da Praça São Marco, na via Veneto, em frente ao terminal de Santa Felicidade. As ações também acontecem na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. Já na quarta-feira (05), a ação será na Avenida Manoel Ribas, entre o Restaurante Siciliano e a Igreja Matriz.

Distrito Sanitário da Matriz
Na sexta-feira (07), no período da tarde, as ações serão em regiões de bares, no Largo da Ordem, Batel e Centro. À noite, será na região da Rua Itupava.

Distrito Sanitário do Cajuru
Na quarta-feira (05), o foco será falar com os mais novos. Os alunos da Escola Estadual Anibal Curi assistem palestra sobre o cigarro eletrônico. Na quinta-feira (06), a palestra será para alunos da Escola Estadual República do Uruguai. Neste mesmo dia, haverá também ações com orientações sobre a Lei Antifumo no Mercado Regional do Cajuru. No dia 13/6, as orientações serão em restaurantes e pizzarias da região.

Distrito Sanitário do CIC
A partir de quinta-feira (06), acontecem ações educativas nas ruas Raul Pompeia e João Dembinski.

Distrito Sanitário do Boqueirão
Na terça-feira (04), quarta-feira (05), e quinta-feira (06), serão feitas abordagens educativas na Avenida Marechal Floriano Peixoto, do Terminal Vila Hauer até Shopping Cidade.

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?