Desde as 10h30 desta sexta-feira (14) está em vigor para a boa parte do Paraná, inclusive Curitiba, região metropolitana e litoral, um alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta amarelo, chuvas intensas, é “classificado como “perigo potencial” e tem validade até a meia-noite desta sexta.

continua após a publicidade

Ainda segundo o Inmet, cidades da região metropolitana mais ao leste da capital estão sob alerta laranja. Nesse caso, o alerta vale até as 10h deste sábado (15).

+ Leia mais: “Alô, Rafael Greca, pois não”. Prefeito atende ligações de curitibanos no 156; Vídeo!

O alerta amarelo, emitido para Curitiba, avisa a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h (ou até 50 mm/dia), com ventos intensos (40-60 km/h) e até a possibilidade de queda de granizo. Na avaliação do instituto, que acompanha o alerta, há “baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”.

Alerta laranja

continua após a publicidade

No caso das cidades da faixa mais ao leste da capital, o perigo aumenta com o risco de chuva entre 30 e 60 mm/h (ou 50 e 100 mm/dia), ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet recomenda que:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Novidade

Flagrantes impressionantes de câmeras de segurança: acidentes chamam atenção

243 kg de drogas apreendidos

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná

Transporte

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



continua após a publicidade